Origem e background da anomalia de bário nas águas subterrâneas do Complexo Alcalino Carbonatítico do Barreiro - Araxá - MG

Autores

Resumo

Os valores anômalos de bário nas águas subterrâneas do Complexo Alcalino Carbonatítico do Barreiro (CACB), localizado no município de Araxá, na Província Ígnea do Alto Paranaíba, têm sido objeto de estudo desde o início da década de 1980, quando este elemento foi detectado dissolvido nas águas subterrâneas em concentrações elevadas. O objetivo deste trabalho é investigar as possíveis origens e quais são os teores que podem ser considerados naturais para o bário no CACB. A metodologia utilizada baseou-se na análise estatística dos dados de poços de monitoramento, para a determinação do background, bem como análises geoquímicas de solubilidade, MEV e DRX nos solos argilosos, para a estimativa da origem do bário, além do tratamento estatístico de concentrações de bário em amostras de solo coletadas. Os resultados das análises de DRX das coberturas lateríticas não detectaram minerais de bário, apesar das análises químicas e de solubilidade apresentarem teores significativos do elemento. As análises geoquímicas de solubilidade do bário a partir das argilas das coberturas lateríticas apresentam valores que podem chegar a 16 mg/L. Esta condição indica que o bário, provavelmente, encontra-se na forma de íons livres (Ba2+), adsorvidos nos argilominerais e nos óxido-hidróxidos de ferro, que constituem os materiais de capeamento do domo alcalino, sendo mobilizados a partir da recarga e transportados até a zona saturada. A análise estatística dos resultados das concentrações de bário na água subterrânea demonstra que o valor de 5,52 mg/L pode ser adotado como uma referência aplicável para os teores do background de bário nas águas subterrâneas do CACB. O uso das águas subterrâneas do interior do domo deve ser avaliado com cautela ao consumo humano e à recreação, uma vez que, os valores máximos permitidos de 0,7 e 1,0 mg/L, respectivamente, são inferiores ao valor do background definido.

Biografia do Autor

Ana Elisa Silva de Abreu, Universidade Estadual de Campinas

Desde 2016 sou professora no Instituto de Geociências da Unicamp, sendo responsável pelas disciplinas Hidrogeologia e Geotecnia no curso de graduação em geologia e pelas disciplinas de pós-graduação Gestão de Recursos Hídricos Subterrâneos, Gestão de Riscos e Desastres Naturais e Monitoramento de Taludes Naturais e Construídos. Conduzo pesquisas relacionadas à geologia de engenharia e ambiental, principalmente Segurança Hídrica.Graduei-me em geologia em 1995 e trabalhei para empresas privadas de geologia de engenharia e ambiental entre 1996 e 2004, atuando em projetos de obras de modernização e implantação de rodovias, implantação de aproveitamentos hidrelétricos, projeto, operação e controle ambiental de aterros sanitários. Em 2002 graduei-me em engenharia civil. De 2004 em diante direcionei minha carreira para a área acadêmica, com a conclusão do mestrado em 2007 e defesa do doutorado em 2015.

Downloads

Publicado

2025-07-11