APRESENTAÇÃO

A Revista de Gestão de Recursos Hídricos na América Latina (REGA) é uma revista da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, publicada em parceria com instituições latino-americanas e registrada sob o International Standard Serial Number - ISSN 2359-1919. Tem como objetivo divulgar, divulgar e promover o intercâmbio de estudos e pesquisas desenvolvidos na América Latina na área de Gestão de Recursos Hídricos.

O escopo da REGA abrange temas relacionados à Gestão dos Recursos Hídricos, com aspectos institucionais, aspectos legais, instrumentos de gestão, ferramentas de gestão, gestão integrada, gestão compartilhada, entre outros, abrangendo as seguintes áreas: hidráulica, relações entre recursos hídricos e saneamento ambiental, água urbana, hidrometeorologia, irrigação, drenagem, quantidade de água e gestão da qualidade. , energia hidrelétrica, limnologia, hidrogeologia, erosão, sedimentação, tecnologias ambientais, medições e instrumentação de recursos hídricos.

A REGA iniciou sua publicação em 2004, com periodicidade bianual, e é administrada por um Conselho Editorial formado por um Editor Chefe, Editores Associados e um editor executivo.

 

Missão e Política Editorial

A Revista de Gestão de Recursos Hídricos na América Latina (REGA) é uma revista científica publicada pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) em parceria com instituições da América Latina. Seu objetivo é publicar um volume sobre manuscrito semestralmente com inquestionável contribuição científica e técnica, além de proporcionar um fórum para troca de conhecimento entre a comunidade interdisciplinar na área de gestão de recursos hídricos.

A criteriosa política editorial da REGA tem como objetivo produzir uma revista com excelente qualidade internacional, focada na comunidade científica do Brasil e da América Latina. Neste contexto, a publicação de manuscritos que contêm avanços científicos e tecnológicos sem precedentes.

 

Diretrizes Éticas para publicação na revista REGA
 
A revista REGA mantém os mais altos padrões éticos em relação aos artigos publicados em suas edições. O conteúdo dos artigos publicados na revista REGA são de responsabilidade dos autores e deve fornecer uma contribuição para o conhecimento técnico e científico em recursos hídricos.
 
O artigo não deve conter aspectos comerciais e propaganda de qualquer espécie, deve evitar polêmicas pessoais e discriminação de gênero, raça ou de qualquer outro tipo.
 
Os artigos submetidos devem mostrar o trabalho de forma objetiva e precisa, além de discutir a importância dos resultados. Os dados utilizados devem ser descritos objetivamente e o artigo deve conter detalhes suficientes para permitir que outros reproduzam o trabalho realizado.
 
Quando os autores submetem seus artigos à revista REGA para publicação, eles certificam que o trabalho apresentado é original, não copiado ou plagiado, total ou parcialmente. Os autores devem garantir que os trabalhos sejam inteiramente originais, exceto partes previamente apresentadas em congressos ou que façam parte de uma tese ou dissertação. Se os autores utilizaram o trabalho ou palavras de outros, as citações e referências apropriadas devem ser incluídas.
 
Autores dos artigos são considerados aqueles que contribuíram significativamente para o seu conceito, implementação ou interpretação. Todos os que fizeram contribuições significativas devem ser listados como co-autores.
 
As pessoas que participaram de alguns aspectos substanciais do projeto de pesquisa, mas cujas contribuições não justificam a coautoria, devem ser reconhecidas ou mencionadas como contribuintes em uma seção final de Agradecimentos. Todos os autores devem receber uma cópia do manuscrito e concordar em compartilhar a responsabilidade pelos resultados, assinando uma carta de responsabilidade.
 
O processo de revisão do artigo é duplo-cego, onde os revisores não sabem o nome dos autores do trabalho e os autores não sabem o nome dos revisores.
 
Os editores e revisores têm o compromisso de manter a confidencialidade, o respeito profissional sem discriminar os autores, a objetividade, a imparcialidade nos processos de decisão e não usar informações privilegiadas para promover seus próprios interesses.
 
As seguintes atitudes são antieticais e inaceitáveis pelos autores que estão sujeitos às medidas tomadas pelo comitê editorial da revista:
  • Submeter o manuscrito descrevendo essencialmente a mesma pesquisa para mais de um periódico ou publicação;
  • Submeter o mesmo manuscrito ao periódico RBRH e a outro periódico ao mesmo tempo;
  • Plágio;
  • Declarações falsas ou incorretas;
  • Suprimindo, alterando ou fazendo uso fraudulento dos dados nos quais o artigo é baseado.

 

Propriedade Intelectual

  • Todo o material publicado, salvo indicação em contrário, é licenciado pelo Creative Commons CC-BY (CC BY 4.0).
  • A revista é Open Source, com acesso livre.