GESTÃO COLABORATIVA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: UMA VISÃO DOS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Autores

Resumo

Sendo os comitês de bacias hidrográficas importantes atores na promoção da gestão integrada de recursos hídricos, especialmente no âmbito local, este estudo objetiva analisar as percepções dos membros dos CBHs do Oeste e Planalto Oeste de Santa Catarina acerca da gestão de águas que se estabelece no Estado. Para isso, um questionário adaptado de Camargos (2008) foi aplicado com 130 membros e analisados por meios de estatísticas descritiva e teste Qui-Quadrado de Pearson. A análise seguiu os pressupostos das lacunas previstas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, 2011) e permitiu identificar as lacunas de governança observadas por estes membros. Particularmente, os resultados revelam que nestes grupos estão presentes as lacunas de responsabilidade, informação e administração. A neutralidade apresentada por muitos dos membros investigados, confirmam tais lacunas. Nesta pesquisa cinco hipóteses foram testadas e revelam que a percepção dos membros em relação a atuação destes grupos e da governança local das águas é diferente entre eles e precisa ser objeto de atenção dos órgãos gestores.

Biografia do Autor

Larissa de Lima Trindade, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Ciência Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó, Santa Catarina-SC – Brasil.

Moacir Francisco Deimling, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/ Docente Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó,Santa  Catarina – Brasil.

Vera Lúcia Fortes Zeni

Doutora em Geografia pela UFCS /Docente Substituta da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim, Rio Grande do Sul – Brasil.

Julia Carolina Locatelli Majeski

Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, Santa Catarina -Brasil. Bolsista de Iniciação Científica da UFFS.

Downloads

Publicado

2022-07-12