ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL-INSTITUCIONAL DOS MUNICÍPIOS E A GOVERNANÇA DA GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES EM BACIAS HIDROGRÁFICAS

Autores

Palavras-chave:

gestão integrada de recursos hídricos, gestão de risco de desastre, governança, estruturação organizacional-institucional

Resumo

O número crescente de registros de desastres deflagrados pela água evidencia a necessária gestão integrada de recursos hídricos e de riscos de desastres, em processo de governança. Também o nível territorial regional torna-se cada vez mais estratégico para lidar com as fragilidades econômicas e técnico-administrativas dos municípios brasileiros. A pesquisa objetivou desenvolver metodologia para analisar a estruturação organizacional-institucional afim de contribuir para o processo de tomada de decisão na governança da gestão de riscos de desastres nos níveis territoriais municipal e regional. O Índice de Estruturação Organizacional-Institucional (IEOI) desenvolvido teve base em indicadores de recursos humanos, organizacional, operacional, infraestrutura e recursos financeiros. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa, explicativa, com análise documental e aplicação de questionários. O estudo de caso foi a região da bacia hidrográfica do Rio Itajaí, que possui três associações de municípios. Observam-se a) baixos valores de IEOI, b) a correlação destes valores com a população estimada por município; e c) e a constatação do processo de vulnerabilização à riscos de desastres na BHRI. A aplicabilidade do IEOI propicia a visão de diferentes níveis territoriais e análises que evidenciam sua contribuição para tomada de decisão em processos de gestão integrada.

Biografia do Autor

Giane Roberta Jansen, Universidade Regional de Blumenau

Professora Titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Curso de Arquitetura e Urbanismo. Membro Suplente da Universidade Regional de Blumenau (FURB) no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (Comitê do Itajaí).

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Arquiteta e Urbanista pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Rafaela Vieira, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora Titular, pesquisadora e extensionista da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Curso de Engenharia Civil e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Marcos Antônio Mattedi, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professor Titular e Pesquisador da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Curso de Ciências Sociais e Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional. Diretor do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos da Tecnociência – NET (desde 2006).

Estágio pós-doutoral no Centre de Sociologie de L´innovation - ENMP/Paris (2003), Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau (1991).

Downloads

Publicado

2021-05-18