AGRUPAMENTO PLUVIOMÉTRICO NO ESTADO DO PARÁ

Autores

Palavras-chave:

Chuva, Cluster, variabilidade pluviométrica.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento pluviométrico sazonal do estado do Pará no período de 30 anos (1986-2015), através da análise de agrupamento hierárquico de Ward por meio de dados de 108 estações pluviométricas do HidroWeb da Agência Nacional de Águas (ANA), para contribuir como subsídio para gestão e planejamento dos recursos hídricos da região. Os resultados indicaram a partir dos índices de validação, o número de formação com dois (2) ou oito (8) grupos, ou seja, de duas e oito regiões pluviométricas homogêneas. As duas regiões separam o estado entre o norte com índices pluviométricos maiores e sul com índices pluviométricos menores, com variação na sazonalidade demonstrada na normal climatológica das regiões. Enquanto, as oito regiões apresentaram diferentes padrões pluviométricos com variações na precipitação mensal média das regiões. Conclui-se que o comportamento pluviométrico no estado em sua totalidade não é homogêneo, no entanto, para as formações com 2 e 8 agrupamentos, o comportamento da precipitação foi semelhante, formando regiões pluviométricas homogêneas, tanto em relação a variação temporal da chuva ao longo do ano, quanto a boa coerência espacial. Podendo servir como subsídio para a gestão e o planejamento dos recursos hídricos no estado do Pará.

Biografia do Autor

Diêgo Lima Crispim, UFPA

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará, Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Bacharel em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará.

David Figueiredo Ferreira Filho, UFPA

 Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará, Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Pará

Lindemberg Lima Fernandes, UFPA

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2000) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2005). Tutor do Programa de Educação Tutorial - Secretaria de Educação Superior- MEC, PET Engenharia Sanitária e Ambiental, tendo criado o grupo em 2013. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Pará.

Francisco Carlos Lira Pessoa

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2005), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia (2008), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2010), doutorado em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará (2015) e foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/Capes (2016). Atualmente é professor Adjunto C1 da Universidade Federal do Pará, vinculado a Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambienta (FAESA).

Downloads

Publicado

2021-05-18