Easyspray: software para dimensionamento de sistemas de irrigação por aspersão convencional em regiões moçambicanas

Autores

  • Fidel Luís Rodrigues Tambo Universidade Federal de Lavras
  • Michael Silveira Thebaldi Universidade Federal de Lavras
  • Luiz Antonio Lima Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Palavras-chave: Agricultura familiar. Visual Basic. Linguagem de programação.

Resumo

RESUMO: O dimensionamento é uma prática indispensável para garantir a viabilidade técnica e econômica de um sistema de irrigação. Devido a diversas variáveis a serem consideradas, ele torna-se cada vez mais difícil de se realizar manualmente. Além disso, pelo fato de a irrigação por aspersão convencional ser pressurizada e necessitar, em alguns casos, da mudança de posição das linhas, o correto dimensionamento é um fator muito importante para sua eficiência hídrica e energética, além de possibilitar análise de cenários de forma a selecionar o tipo de traçado é mais econômico. Assim sendo, o principal objetivo deste trabalho foi desenvolver um software para dimensionamento de sistemas de irrigação por aspersão convencional para pequenas propriedades na agricultura familiar em Moçambique. Para isso, utilizou-se o Visual Studio, em que se elaborou uma base de dados com informações climáticas, caraterísticas de solos e dados de principais culturas produzidas em Moçambique. Foram inseridas equações em forma de códigos na linguagem de programação Visual Basic e por meio destas, gerou-se rotinas computacionais a fim de se obter uma interface gráfica que permita ao usuário realizar a entrada de dados e observar os resultados obtidos. O software apresentou uma interface gráfica e intuitiva, além de ser capaz de ser instalado e funcionar eficientemente, em computadores que usam Windows, sem depender de outros programas auxiliares.

Biografia do Autor

Michael Silveira Thebaldi, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás. Na graduação foi bolsista PIBIC/CNPq por um ano e bolsista ITI/CNPq também por um ano. Mestre em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras, sendo bolsista da CAPES. Doutor em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras com período sanduíche no Laboratório de Hidrologia do Solo do Land, Air and Water Department da University of California at Davis (EUA), novamente como bolsista da CAPES. Foi professor Titular I do Centro Universitário de Formiga, atuando nos cursos de graduação em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Agronômica, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Arquitetura e Urbanismo, sendo membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de bacharelado em Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal de Lavras, lecionando nos cursos de graduação em Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e Agronomia. Tem experiência em movimento de água e contaminantes em meios porosos, irrigação localizada, irrigação por capilaridade, avaliação de desempenho de sistemas de irrigação, qualidade e reúso da água em irrigação, qualidade de águas superficiais, hidrologia estatística, hidráulica aplicada a instalações prediais, aproveitamento predial de águas pluviais, hidrologia urbana aplicada e tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas

Luiz Antonio Lima, Universidade Federal de Lavras

possui graduação em Engenharia Agricola pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (1981), mestrado em Water Science - University Of California Davis (1986) e doutorado em Irrigation Engineering - University Of California Davis (1989). Foi pesquisador da EMBRAPA-CPAC e já atuou no setor privado, desenvolvendo projetos técnicos e comerciais na América Latina para empresas americanas e israelenses. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Lavras. Na UFLA já foi coordenador do curso de pós graduação em Engenharia Agricola, e do curso Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas, ambos com níveis de mestrado e doutorado. Foi pro-reitor de pesquisas e chefe interino de gabinete da reitoria. No periodo de 2005 a 2008 foi presidente da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão - FAEPE. No período de 2009 a 2014 foi membro da Câmara de Assessoramento em Agricultura da FAPEMIG. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, drenagem, movimento de contaminantes no solo, cafe, cana, gotejamento enterrado, aspersão e fertirrigação. Também atua em Engenharia Ambiental. Atualmente é membro do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente - CODEMA do município de Ijaci-MG.

Downloads

Publicado

2021-05-18