PARÂMETROS SIGNIFICATIVOS PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA, BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CACHOEIRA (JOINVILLE, SANTA CATARINA, BRASIL).

Autores

Palavras-chave:

Água superficial, índice de qualidade, recursos hídricos

Resumo

Índices de qualidade de água são ferramentas utilizadas para sintetizar, por meio de um único valor, contribuições de variáveis físicas, químicas e biológicas de corpos hídricos. Dentre as várias ferramentas disponíveis para avaliar a qualidade da água, o Índice de Qualidade das Águas (IQA) é um dos instrumentos mais utilizados. Este trabalho tem como objetivo identificar entre os parâmetros constituintes do IQA, variáveis significativas para otimização do monitoramento da qualidade de corpos hídricos, buscando reduções de parâmetros, tempo e custo para realização de análises. Os dados utilizados contemplam campanhas em 19 rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira na região nordeste de Santa Catarina (Brasil), no período de 2014 a 2021. Ferramentas estatísticas como análise de componentes principais, análise de similaridade e regressão linear múltipla foram utilizadas para análise dos dados experimentais. Os resultados sugerem oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes, fósforo e turbidez como variáveis significativas para a realização dos monitoramentos. Modelos matemáticos gerados apresentaram assertividade média de 81% quando comparados ao IQA. A proposta de redução das variáveis sugeriu viabilidade de aplicação prática, com redução de tempo e custos.

Biografia do Autor

André Luis Fachini de Souza, IFC - Instituto Federal Catarinense (Campus Araquari)

Professor do Instituto Federal Catarinense, Pós-Doutor (2010) no Departamento de Química e Ciências Biológicas da Universidade de Nova York (NYU), Mestre (2003) e Doutor (2007) em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná e graduado em Química Industrial (2000), Licenciatura em Educação profissional e Tecnológica (2020) e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (em andamento). Também atuou como professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em biologia molecular e química de macromoléculas.

Downloads

Publicado

2023-09-26