MUDANÇAS NA COR DA ÁGUA RELACIONADAS A MINERAÇÃO EM RIOS DA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL OBSERVADAS POR SATÉLITE

Autores

Palavras-chave:

Águas amazônicas, Garimpo, Cor

Resumo

Diante da relevância dos recursos hídricos, é fundamental o seu monitoramento. Considerando as dimensões das bacias brasileiras, principalmente as amazônicas, torna-se viável o uso de ferramentas de sensoriamento remoto, que permitem o acompanhamento de qualidade das águas superficiais, particularmente características de cor e sólidos totais. Os componentes presentes na água alteram a sua reflectância, de acordo com suas características, permitindo um estudo e rastreio das qualidades. O trabalho teve objetivo principal identificar alterações na cor da água em rios da Amazônia Sul Ocidental, nas sub-bacias dos Rio Ji-Paraná, Canumã e Amaná, mapeando as evidências das interações e os impactos da mineração e garimpo. Por meio dos ângulos de refletância e comprimento de onda dominante. Compreendendo a formação da cor das águas nas bacias e a influência de atividades mineiras, e antrópicas. Foi realizada uma análise estatística dos valores médios dos comprimentos de onda dominantes, e nos dados de material em suspensão fornecidos pela ANA, para verificar se as variações são significativas entre 1994 e 2021. Por meio das análises estatísticas, ficaram demonstradas alterações significativas para maiores comprimentos médios de onda dominante na maioria dos trechos da bacia do Ji-Paraná e Amaná, enquanto que para o Rio Canumã as alterações foram para menores comprimentos e sua maioria. 

Biografia do Autor

Flavio Fagundes de Paula, Instituto de Pesquisas Hidráulicas IPH/UFRGS

Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (IPH/UFRGS, 2024) grupo de pesquisa hidrologia em grande escala (HGE), Engenheiro de Segurança do Trabalho (UNIMAIS), Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Rondônia Campus Porto Velho (2015-2020). Foi estagiário do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) 2019/2020, na Divisão de Proteção Ambiental Setor de estudo e monitoramento Hidrológico (2019-2020). Membro do Grupo de estudos e pesquisa em solos na Amazônia - GEPSA na linha de pesquisa Física do Solo. Membro do Grupo de pesquisa GPCAS: Cidades Amazônicas: sustentabilidade e inovação tecnológica.

Jéssica Ribeiro Fontoura, Instituto de Pesquisas Hidráulicas IPH/UFRGS

Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria em Engenharia Sanitária e Ambiental (2016) e Mestra em Engenharia Civil na Área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2018) pela mesma instituição. Desde 2019 é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (PPGRHSA) no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante a graduação realizou intercâmbio acadêmico na Portland State University (Oregon, EUA) e atuou como bolsista de iniciação científica em projetos de saneamento ambiental, gerenciamento de águas pluviais urbanas e no desenvolvimento de geoferramentas em Python para sistemas de informações geográficas de livre distribuição. Possui experiência na área de modelagem hidrológica, hidrodinâmica e de qualidade da água atuando principalmente na realização de estudos hidrológicos, dimensionamento de estruturas de drenagem urbana e avaliação da capacidade de depuração de corpos hídricos. Atualmente, seus interesses de pesquisa estão focados na compreensão da dinâmica de grande escala da qualidade das águas por meio do sensoriamento remoto.

Rodrigo Cauduro Dias de Paiva, Instituto de Pesquisas Hidráulicas IPH/UFRGS

Professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve ensino e pesquisa em hidrologia, modelos hidrodinâmicos e observações de satélite no contexto de mudanças ambientais e gestão dos recursos hídricos. É atualmente o coordenador do projeto "Tecnologias para Análises Hidrológicas em Escala Nacional", financiado pela Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico. Estudos recentes incluem a análise da sensibilidade e impactos de variabilidade e mudanças climáticas sobre vazões de cheias e secas e na segurança hídrica na escala da América do Sul, processos hidrodinâmicos de cheias naturais e de rompimentos de barragens, previsão e hidrologia da bacia Amazônica.

Downloads

Publicado

2025-04-29