COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS PARA MEDIR A VAZÃO ECOLÓGICA NA BACIA CAMANÁ -MAJES – COLCA -PERU

Autores

Palavras-chave:

Caudal, Hidrología, Ecologia

Resumo

El presente artículo, tiene por objetivo principal realizar un análisis comparativo entre diversos métodos hidrológicos para estimar el Caudal Ecológico en la Bocatoma El Brazo en la Cuenca del Rio Camaná-Majes-Colca, Perú, en este caso se trata de un rio que nace de los Andes peruanos y discurre hasta desembocar en la Hoya Hidrográfica del Pacífico. Para estimar el Caudal Ecológico para el tramo en estudio se analizaron diversos métodos hidrológicos empleando una serie histórica de 20 años de datos de caudales en el rio. La fuente de información fue la Estación Hidrológica de Huatiapa. La especie indicadora para estimar el Caudal Ecológico es el Camarón de Rio cuyo nombre científico es el Cryphiops caementarius, que presenta importancia económica debido a que se distribuye en grandes poblaciones en la cuenca. Finalmente, es de resaltar, que la importancia de este artículo radica en que la metodología y resultados alcanzados aportará directrices de fácil manejo y aplicación; la cual pueda servir de guía para determinar el Caudal Ecológico en otros tramos en la cuenca y en cuencas con similares características geomorfológicas en el Perú.

Biografia do Autor

Oscar Ticona Neyra, UFSM

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Católica de Santa María (Peru), Mestre em Ecohidrologia pela Universidade Nacional de La Plata (Argentina), bolsista CAPES e doutorando em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa María (Brasil).

Paola Liberalesso Dimpério, UFSM

Formada em Engenharia Sanitaria e Ambiental (UFSM) atualmente cursando o mestrado em Engenharia Agrícola, na área de Engenharia de Água e Solo, e pesquisa sobre dinámica dos microplásticos no solo.

Marcelo Lovato Brum, UFSM

Graduado em Engenharian Ambiental e Sanitaria pela Universidade Franciscana, Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa María (UFSM) - "Calibracao de Sensores Capacitivos de Baixo Custo Utilizando a Plataforma Arduino". Atualmente doutourando no Programa de Pos -Graduacao em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa María, sendo bolsista pelo CNPq e integrande do Grupo de Pesquisas em Água e Solo (GPAS) com pesquisas na área de machine learning aplicado aos estudos da dinámica da água no meio ambiente.

Erickson Ricardo Ferminio da Silva, UFSM

Estudante da Universidade Federal de Santa María no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, bolsista nos laboratorios do LEMA (Laboratorio de Engenharia do Meio Ambiente).

Lorenzo Balbueno Maciel Martins, UFSM

Estudante da Universidade Federal de Santa María no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, bolsista nos laboratorios do LEMA (Laboratorio de Engenharia do Meio Ambiente).

Fernanda Julia Gaspari, UNLP

Engenheiro Florestal e Magister Scientiae Conservação e Gestão do Ambiente Natural. Doutor em Engenharia Hidráulica. Com 24 anos de docência universitária, atualmente é Professora Adjunta de Pós-Graduação Responsável pelo Curso de Gestão de Bacias Hidrográficas da Faculdade de Ciências Agrárias e Florestais (UNLP). Na Pós-Graduação atua como Diretora do Mestrado em Gestão Integral de Bacias Hidrográficas, sendo também Professora responsável por dois cursos. Subdiretor do CEIDE (Centro de Estudos Integrais de Dinâmica Exógena).

Alexandre Swarowsky, UFSM

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade da Califórnia, Davis (2010). Foi professor e coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Franciscana. Atualmente é Professor no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM, onde leciona as disciplinas de Gestão de Recursos Hídricos e Dinâmica de Água e Contaminantes em Bacias Hidrográficas. Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim, tem experiência na área de Gestão de Recursos Hídricos, Engenharia Agrícola e Ambiental, com ênfase em Conservação de Solo e Água, transporte de água e contaminantes em Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de bacias hidrográficas, conteúdo de água no solo, fluxo preferencial de água no solo.

Downloads

Publicado

2024-03-07