Estudo das fontes de poluição por microplásticos recorrentes na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro

Autores

Palavras-chave:

Detritos plásticos, Estuário, Saneamento, Atividades econômicas

Resumo

Uma das diversas consequências ambientais da urbanização e da atividade antrópica no entorno da Baía de Guanabara é a crescente entrada de diferentes poluentes em suas águas. Como os microplásticos, que apresentam concentração elevada no estuário e representam riscos para os seres vivos inseridos nesse ecossistema, incluindo os humanos, exigindo assim a atenção dos agentes tomadores de decisão na região para ações de controle e mitigação da poluição plástica. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo a avaliação das principais fontes de poluição por microplásticos na Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Brasil), a partir de levantamento bibliográfico sobre a ocorrência, distribuição, abundância e diversidades deles no estuário que permitiram a definição das classes mais usuais na área de estudo, compostos principalmente por fibras, fragmentos e filmes. As fontes de micropoluentes plásticos recorrentes na baía possivelmente estão associadas à precária infraestrutura de saneamento na região, desde as condições dos efluentes sanitários lançados até a disposição e gestão inadequada de resíduos sólidos que permite o escoamento de poluentes plásticos por meio da drenagem urbana, bem como das atividades econômicas desenvolvidas na região, como indústrias, atividades portuárias e marítimas, e a tradicional pesca e aquicultura. Espera-se que este estudo possa subsidiar, em pesquisas futuras, a implementação de planos de ações com programas e projetos de monitoramento e redução da entrada de detritos plásticos na Baía de Guanabara e demais ambientes aquáticos.

Biografia do Autor

Victor Cesar , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental. Atualmente atua no INEA.

Nathalia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), mestrado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em físico-química, termodinâmica, fenômenos interfaciais, modelagem de soluções eletrolíticas, equação de Poisson-Boltzmann, teoria do funcional da densidade e dinâmica molecular.

Rosane, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em tecnologia de laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (2000), graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2007), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa na modalidade sanduíche na University of Brighton - UK (2015). Atuou como consultora técnica no Ministério da Saúde, na Secretária de Vigilância Ambiental, no Programa Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua)Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Faculdade de Engenharia, Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente. Coordenadora do curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental - CESA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-05-04