Qualidade da água do escoamento superficial percolado em pavimento de concreto permeável dosado por diferentes métodos

Autores

Palavras-chave:

Escoamento superficial, Pavimentos permeáveis, Concreto permeável, Percolação

Resumo

O escoamento superficial pode ocasionar enchentes urbanas e transportar alta carga de poluentes. O pavimento de concreto permeável pode reter poluentes presentes no escoamento superficial e reduzir seu volume. Desse modo, o efeito da percolação do escoamento superficial em pavimentos de concreto permeável executado com três diferentes métodos de dosagem, American Concrete Institute (ACI) (2010), Zheng, Chen e Wang (2012) e Nguyen et al. (2014) foi avaliado. O objetivo foi analisar a retenção de poluentes em pavimentos permeáveis e a interferência de diferentes vazões. Foram construídos três pavimentos em escala laboratorial, um para cada método de dosagem. Quanto à avaliação do efeito da percolação foram analisados os seguintes parâmetros no escoamento superficial natural e após a percolação: cor aparente, turbidez, pH, cobre, zinco e coliformes totais. ACI e Nguyen et al. obtiveram uma redução média superior a 65% para a turbidez e superior a 50% para a cor aparente. A remoção dos coliformes totais foi acima de 95% para os três métodos de dosagem. A redução na concentração de zinco foi semelhante para os três métodos de dosagem, para o cobre foi superior com o método de Nguyen et al., em média 83,8%.

Biografia do Autor

Nayara Becker, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Engenheira Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2015). Mestrado em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2018), no qual foi avaliada a qualidade da água do escoamento superficial a partir de sua percolação em pavimento de concreto permeável. Nos experimentos laboratoriais foi analisada a interferência de três métodos de dosagem de concreto permeável na qualidade do escoamento superficial: American Concrete Institute (2010), Nguyen et al. (2014) e Zheng, Chen e Wang (2012). Atualmente cursando doutorado em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. No doutorado é realizada a continuação do projeto executado no mestrado, com a aplicação in loco do método de dosagem que obteve uma melhor reposta. A proposta é aplicar o pavimento de concreto permeável no estacionamento da universidade e avaliar a interferência do pavimento de concreto permeável na qualidade da água do escoamento superficial em uma situação com a ocorrência de adversidades climáticas e de tráfego.

Mariana Garcia Conegero, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Pós-Graduanda de Engenharia de Produção - Centro Universitário Leonardo da Vinci e graduada em Engenharia Química - Universidade Regional de Blumenau. Trabalhou voluntariamente no laboratório de Microbiologia da Universidade Regional de Blumenau e no projeto de pesquisa "ESTABILIDADE SENSORIAL E FÍSICO-QUÍMICA DE ALIMENTOS DE CURTA VIDA DE PRATELEIRA ARMAZENADOS EM DIFERENTES TECNOLOGIAS DE REFRIGERAÇÃO", trabalhou nos projetos "Determinação de Hormônios em Dejetos Líquidos da Suinocultura.", "Tratamento de Águas Cinzas através de Filtração Lenta e Adsorção ", "Tratamento de Águas Cinzas através de Filtração Lenta e Adsorção - Filtro Composto", "Análise da Qualidade da Água Filtrada em Concreto Permeável Executado com Diferentes Métodos de Dosagem" todos os projetos com bolsa do CNPq. Atualmente trabalha como voluntária no projeto de pesquisa "CONCRETO PERMEÁVEL DOSADO POR DIFERENTES MÉTODOS". Concluiu o estágio obrigatório curricular na empresa Duas Rodas Industrial Ltda. no Controle de Qualidade Microbiológico onde além de auxiliar em análises microbiológicas também auxiliou em alguns projetos envolvendo as ferramentas da qualidade e monitoramentos ambientais.

Ivone Gohr Pinheiro, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e doutorado em Physique et Chimie de L'environnement - Institut National Polytechnique de Toulouse (1996). É professora do quadro da Fundação Universidade Regional de Blumenau, atuando no ensino de graduação e de pós-graduação junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Neste além de ministrar as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Gestão de resíduos sólidos, tem conduzido orientações na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase no tratamento e aproveitamento de água de chuva e água cinza, tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos, visando à gestão destes recursos e estudos sobre concreto permeável. É editora da Revista de Estudos Ambientais.

Downloads

Publicado

2021-12-07