Governança de água e planejamento urbano: aproveitamento de água de chuva para construção de cidades mais resilientes

Autores

Palavras-chave:

Política hídrica, Vulnerabilidade hídrica, Cidades sensíveis à água, Abastecimento descentralizado, Cidades resilientes

Resumo

As mudanças climáticas e o aumento da população urbana são fortes estressores para os recursos hídricos, fazendo-se necessário dialogar sobre a construção de sistemas urbanos resilientes e sensíveis à água. Desse modo, o aproveitamento de águas pluviais se apresenta como importante alternativa de acesso à água e de redução das pressões nos mananciais. Esta pesquisa objetivou identificar a potencialidade da captação da água de chuva em treze cidades do Estado da Paraíba por meio de simulações computacionais. Foram adotados doze cenários para cada cidade e verificou-se que a captação de águas pluviais nos locais de estudo é viável para diminuir a demanda de água potável, contribuindo para o abastecimento descentralizado de água e o aumento da resiliência urbana. Por fim, entende-se que, quando agregada ao planejamento urbano, esta tecnologia tende a favorecer cidades menos vulneráveis hidricamente.

Biografia do Autor

Daniela Freitas Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestra em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2018). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2017). Graduada em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2016).

Márcia Maria Rios Ribeiro, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) com um período (sanduíche) na University of East Anglia (Inglaterrra). Pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2010-2011). Pós-Doutorado na Griffith University - Australian Rivers Institute - Austrália (2016-2017). É professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental - UFCG (2014-2016). É Editora Associada da Revista Brasileira de Recursos Hídricos (RBRH). Foi Diretora de Comissões Técnicas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).

Downloads

Publicado

2021-09-28