O Modelo SWAT como Ferramenta para a Gestão de Recursos Hídricos: Um exemplo aplicadono rio Apeú, Castanhal/PA.

Autores

  • Joyse Tatiane Souza dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Adriano Marlisom Leão de Sousa Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Hildo Giuseppe Garcia Caldas Nunes, 984105620
  • Ana Karla dos santos Pontes

Palavras-chave:

Modelagem, Hidrologia, Geoprocessamento e Vazão.

Resumo

O gerenciamento dos recursos hídricos tem impulsionado pesquisas, que buscam alternativas de conhecimento dos processos ocorridos em bacias hidrográficas. Diante disso, este estudo teve como objetivo, aplicar o modelo SWAT (Soil & Water Assessment Tool) como ferramenta complementar para o gerenciamento de recursos hídricos, avaliando a bacia hidrográfica do Rio Apeú, com o intuito de prever através do modelo, como diferentes ações relacionadas a práticas de uso e manejo do solo, poderão influenciar na vida útil da bacia hidrográfica. Os resultados foram satisfatórios, com valores de Nash-Sutcliffe (NSE) de 0,89% e R² de 0,99, demonstrando a significância do uso do modelo SWAT para o planejamento e manutenção dos recursos hídricos.

Biografia do Autor

Adriano Marlisom Leão de Sousa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - IPH (2010). É Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA, e membro (autor colaborador) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia, Sensoriamento Remoto e Recursos Hidricos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Amazônicos, Meteorologia nos Tropicos, agrometeorologia, Hidrologia, Sensoriamento Remoto e Wavelets séries temporais.

Hildo Giuseppe Garcia Caldas Nunes, 984105620

BACHAREL EM METEOROLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA/2008) E MESTRE EM CIÊNCIAS FLORESTAIS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA/2013), NA ÁREA DE MANEJO DE ECOSSISTEMAS FLORESTAIS E BACIAS HIDROGRÁFICAS. POSSUI EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE GEOCIÊNCIAS, COM ÊNFASE EM MICROMETEOROLOGIA, HIDROMETEOROLOGIA, AGROMETEOROLOGIA, BIOMETEOROLOGIA, CLIMATOLOGIA E ENERGIA RENOVÁVEL. ATUA COMO PESQUISADOR COLABORADOR DO PROGRAMA LARGE SCALE BIOSPHERE-ATMOSPHERE EXPERIMENT IN AMAZONIA (LBA) E NO PROJETO DE REABILITAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DA MICROBACIA DO RIO GUAMÁ NO INSTITUTO SÓCIO AMBIENTAL DE RECURSOS HÍDRICOS (ISARH) NA UFRA. POSSUO EXPERIÊNCIA EM PROGRAMAÇÃO E MANUTENÇÃO DE ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS, SALDO DE RADIAÇÃO, FLUXO DE CARBONO, INSOLAÇÃO, PRECIPITAÇÃO, TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO AR EM FLORESTA PRIMÁRIA E/OU OUTROS ECOSSISTEMAS.

Ana Karla dos santos Pontes

Graduada em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2017). Atuou como bolsista de Iniciação Científica, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq), na área de Meteorologia, Climatologia, Mudanças Climáticas e Hidrologia, no Laboratório de Modelagem HidroClimático da Amazônia por 2 anos; e 1 ano como bosista na área de Bioquímica do mesmo Programa. Graduação em Civil and Environemtal Engineering na University of Maine, Maine, Estados Unidos com período sanduíche através do programa Ciências sem Fronteiras, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante 1 (um) ano e 4 (quatro) meses, Agosto - 2013 à Dezembro - 2014. Lá, estudou na Universidade do Maine (UMaine), onde concluiu o Curso Intensivo de Inglês, atingindo assim a fluência da língua Inglesa. Na Universidade do Maine pôde cursar matérias não disponíveis na Universidade Federal Rural da Amazônia. Possui experiência nas áreas: Bioquímica, Química e Qualidade de Água, Climatologia, Meteorologia e Geoprocessamento. Tem aptidão por atividades empreendedoras,foi presidente da Empresa Júnior do curso Engenharia Ambiental e Energias Renováveis da UFRA - Ekon Jr e foi membro do time Enactus UFRA.

Downloads

Publicado

2020-12-01