LIMIAR DE PRECIPITAÇÃO COM POTENCIAL DE GERAR DESLIZAMENTOS NOS COMPLEXOS DE RISCO EM UMA ZONA URBANA

Autores

  • David de Lima Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Carlos Ruberto Fragoso Jr Universidade Federal de Alagoas
  • Vladimir caramori borges de souza Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Desastres naturais, áreas de risco, deslizamentos de terra, limiar de precipitação

Resumo

Os desastres naturais de deslizamentos de terra e inundações são eventos que podem causar catástrofes de grandes proporções, levando a altos impactos socioeconômicos e ambientais em todo mundo. No Brasil, em estados como o Rio de Janeiro, sirenes para emissão de alertas são acionadas todo ano, avisando a população sobre a possibilidade da ocorrência de eventos de deslizamentos, enxurradas, inundações, causados por fortes chuvas. Os eventos de deslizamentos de terra geralmente são consequências de fortes de chuvas, independentemente do local de ocorrência. O objetivo deste trabalho foi estabelecer limiares de chuvas para ás áreas de riscos de Maceió através das avaliações das ocorrências registradas de deslizamentos de terra e das chuvas registradas. O município de Maceió é o mais populoso do estado de Alagoas e apresenta cerca de 575 áreas de risco, divididas em complexos de risco. A Defesa Civil deste município registra as ocorrências de deslizamentos de terra causadas por diversos fatores, entre eles as fortes chuvas. Foi evidenciado neste trabalho, que não se pode aplicar uma regra geral para a determinação dos limiares, devido as características particulares de cada zona de risco. Os limiares sugeridos para a cidade de Maceió foram de 40 mm para chuvas diárias, com durações mínimas menores ou iguais a 5 h, e o acumulado de 100 mm em 2 dias de chuva.

Biografia do Autor

David de Lima Santos, Universidade Federal de Alagoas

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal de Alagoas.

Carlos Ruberto Fragoso Jr, Universidade Federal de Alagoas

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Alagoas; Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Instituto de Pesquisas Hidráulicas); Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Instituto de Pesquisas Hidráulicas).

Vladimir caramori borges de souza, Universidade Federal de Alagoas

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH-UFRGS), Pós-Doutor pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP)

Downloads

Publicado

2020-12-14