QUALIDADE DO LIXIVIADO E SUA RELAÇÃO COM A ÁGUA SUBTERRÂNEA NO ATERRO SANITÁRIO DE PALMEIRA DAS MISSÕES (RS)

Autores

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, Aterro de resíduos, Estudo hidrogeológico, Parâmetros físico-químicos

Resumo

A disposição final de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) em aterros corresponde a técnica de tratamento de resíduos mais difundida no mundo, porém, estes locais apresentam fontes potenciais de poluição, necessitando do constante monitoramento ambiental. Assim, este estudo avaliou a relação entre qualidade do lixiviado gerado no aterro sanitário de Palmeira das Missões e da água subterrânea local. Para tanto, realizou-se uma avaliação histórica da qualidade da água subterrânea e de informações do efluente bruto e tratado. Os dados dos parâmetros da qualidade da água subterrânea foram submetidos à estatística descritiva e ao Teste t de Student. A avaliação da qualidade do lixiviado tratado revelou que, dos 40 parâmetros avaliados, 9 apresentaram concentrações acima do valor máximo permitido (VMP) estabelecidos nas resoluções brasileiras. Para a água subterrânea, dentre os 30 parâmetros avaliados, 10 estão presentes em concentrações superiores ao VMP. O teste estatístico revelou que a alcalinidade total, Pb, OD, DBO5 SDT e ST apresentaram um aumento significativo em pelo menos uma das análises dos poços à jusante em relação ao poço à montante, porém, somente o Pb e a DBO5 estão presentes em concentração superior ao VMP. Tais resultados demonstraram que o lixiviado gerado no aterro está afetando a qualidade da água subterrânea local e, também, espera-se que contribuam para a melhor gestão dos RSU e dos recursos hídricos subterrâneos.

Biografia do Autor

Lucimara Bragagnolo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim.

Suéllen Tonatto Ferrazzo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Engenharia Ambiental e Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim.

Fernanda Gracieli Machado Brum

Química Industrial pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2009), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS (2017), especialista em Gestão, Licenciamento e Aditoria Ambiental - UNOPAR (2012), especialista em Formação Pedagógica para professores da Educação Básica pelo Instituto Cenecista Superior de Santo Ângelo IESA (2014).

Eduardo Pavan Korf, Universidade Federal da Fronteira Sul

Engenheiro Ambiental pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2010). Mestre (2011) e Doutor (2014) em Engenharia (área de concentração Meio Ambiente/Geotecnia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor Adjunto na Universidade Federal Fronteira Sul - Campus Erechim - RS, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e curso de Engenharia Ambiental.

Altemir José Mossi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1988), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é professor/pesquisador da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim. Atua como professor permanente no programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFFS - Campus Erechim e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM.

Downloads

Publicado

2020-12-01