Modelos de poluição Difusa

Desafios, Estratégias e impacto para a Gestão de Recursos Hídricos

Autores

  • David Bispo Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Ana Paula Mühlenhoff Universidade Federal do Paraná
  • Cristóvão Vicente Scapulatempo Fernandes Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Modelagem de poluição difusa, Gestão de recursos hídricos, Sistemas de informação geográficas

Resumo

O controle de poluição apresenta-se como um desafio ao mesmo tempo técnico esocioeconômico.A qualidade da água dos rios e reservatórios é reflexo direto das atividades desenvolvidas na bacia hidrográfica. O crescente grau de impermeabilização das bacias hidrográficas urbanas e o uso extensivo de insumos industriais, defensivos agrícolas e fertilizantes, além de produtos e serviços e atividades inerentes ao desenvolvimento são os principais fatores associados as fontes de poluição difusa nas bacias com características urbanas e rurais. Com origem no ciclo hidrológico a poluição por cargas difusas é bastante diversificada. Nesse contexto a modelagem de poluição difusa se apresenta como importante ferramenta de apoio ao processo de identificação das áreas geradoras desta poluição e ao processo de tomada de decisão conjunto com a população e ao estudo de alternativas para a mitigação dos efeitos dos processos de ocupação na bacia e implementação dos instrumentos de gestão de Recursos Hídricos. O grande diferencial e desafio dos modelos de poluição difusa está na capacidade de representar as características de uso e ocupação do solo associadas àrepresentação dos processos hidrológicos na bacia. A escolha do melhor modelo para um determinado problema deve considerar critérios bem estabelecidos. O presente trabalho apresenta uma revisão dos modelos de poluição difusa operacionais mais adequados a aplicação no contexto brasileiro, bem como constrói argumentos e critérios para a escolha de um modelo de poluição difusa, visando a implementação dos instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos dentro da realidade brasileira. Adicionalmente, a partir da contextualização do problema de controle da poluição, apresenta os principais desafios e futuras direçõesem monitoramento e modelagem dos impactos da poluição difusa.

Biografia do Autor

David Bispo Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Formado técnico em edificações/construção civil pelo Colégio Estadual do Paraná(2010), graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná(2016). Cursou graduação-sanduíche e foi Student Researcher na Portland State University, tendo estudado Sistemas de Subsuperfície, tratamento de água e esgoto, Química Ambiental e Sistemas de Informação Geográfica(SIG). Desenvolveu projeto de iniciação científica na área de monitoramento hidroambiental, tendo publicado artigo no XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Tem experiência profissional na área de projetos para construção civil, com ênfase em sistemas prediais e sistemas de drenagem. Atualmente cursa mestrado em Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Paraná no Programa de pós graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental(PPGERHA), focado em Simulação Hidrológica, sistemas de drenagem e poluição difusa.

Ana Paula Mühlenhoff, Universidade Federal do Paraná

Engenheira Civil formada pela Universidade Federal do Paraná (2013). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental da Universidade Federal do Paraná (2016), na área de Recursos Hídricos. Atualmente é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental.Têm experiência na área de recursos hídricos, modelagem hidrológica, hidrodinâmica e de qualidade da água.

Cristóvão Vicente Scapulatempo Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Engenheiro Civil formado na Universidade Federal do Paraná (1984). Mestre em Engenharia Hidráulica formado na Universidade Federal do Paraná (1990) sob a orientação dos Professores Nelson Luiz de Sousa Pinto e Heinz Dieter Fill. Doutor em Engenharia pelo Civil and Environmental Engineering Department da University of Toronto (Canadá - 2001), programa de Engenharia Ambiental, sob a orientação do Prof. Bryan William Karney. Professor Associado do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA) no perídodo de 2004-2007. Tem experiência nas áreas de Hidrologia, Hidráulica e Engenharia Sanitária, com ênfase em Qualidade do Ar, das Águas e do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água em rios, reservatórios e redes de distribuição de água, gestão de recursos hídricos, recursos hídricos, poluição difusa e calibração de modelos matemáticos e estratégias para monitoramento ambiental de qualidade da água. Em fevereiro de 2011 concluiu estágio de pesquisa de Pós-Doutorado na Colorado State University sob a supervisão do Prof. Darrel Fontane

Downloads

Publicado

2020-12-01