Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
 

 Português        ENGLISH

XIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE SEDIMENTOS

I PARTÍCULAS NAS AMÉRICAS

 

 

Hidrossedimentologia no Contexto NEXO para uma Sociedade Sustentável

 

DATA: 24 a 28 de setembro de 2018

LOCAL: Hotel COMFORT SUÍTES VITÓRIA

            Vitória/ES - Brasil

 

 

MENSAGEM DA COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Gostaríamos de convidá-los a participar do XIII Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos (XIII ENES) que acontecerá em Vitória/ES no período de 24 a 28 de setembro de 2018, juntamente com o I Partículas nas Américas - PiA (Particles in the Americas).

O Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos é um evento bianual promovido pela Comissão de Engenharia de Sedimentos (CES) da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, que tem como objetivo principal a troca de experiências e a discussão de temas relevantes para a solução de problemas decorrentes dos processos de erosão, transporte e deposição de sedimentos, aproximando pesquisadores, técnicos, estudantes e gestores.

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos é uma entidade que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. Através dos seus associados, a Associação desenvolve ações de caráter técnico-científico, espinha dorsal da sua atuação, jurídico-institucional e social.

Atualmente, a Associação mantém oito comissões técnicas que buscam reunir os associados em torno de um interesse específico dentro de áreas relevantes dos recursos hídricos. As comissões atuam organizando simpósios, cursos, palestras e publicações em suas áreas de interesse. Além disso, procuram atuar dentro do contexto nacional na busca de consenso na solução de problemas relevantes.

A área de engenharia de sedimentos é estratégica para o desenvolvimento do país, uma vez que trata de temas como a erosão do solo, o fluxo e a deposição de sedimentos em rios, reservatórios, deltas e estuários, bem como as interações entre as suas características e a qualidade da água.

O conhecimento sobre a produção e o fluxo de sedimentos é fundamental para o desenvolvimento de diversas atividades, como o abastecimento público de água, a agricultura, a geração de energia hidrelétrica, a navegação, o turismo e outras. Além disso, o estudo dos sedimentos representa uma importante ferramenta de análise ambiental, pois dependendo da intervenção do homem no comportamento hidrossedimentológico de uma bacia hidrográfica, severas alterações podem ser notadas nos ambientes aquáticos (flora, fauna, temperatura, pH, turbidez, características químicas e outras). Isso ressalta o caráter multidisciplinar da hidrossedimentologia (hidrologia, engenharia, química, biologia, geologia, agronomia, saneamento, matemática, física, etc.). Neste contexto, o XIII ENES terá como tema "Hidrossedimentologia no contexto NEXO para uma sociedade sustentável", buscando destacar a importância do desenvolvimento sustentável, onde se insere a abordagem denominada "NEXO água, energia e alimentos", a qual demanda avaliações integradas e governança através de diferentes setores e diferentes escalas territoriais.

Neste contexto, o evento buscará nivelar a discussão sobre o tema central e diversos outros temas que permeiam a Engenharia de Sedimentos no Brasil e, em especial, no Espírito Santo, trazendo um panorama atual das condições sedimentológicas nos mais variados ambientes. Será, também, uma oportunidade ímpar de explorar estudos na bacia do rio Doce e sua foz e consolidar novas técnicas e tecnologias que impulsionam a evolução desta área temática a medida em que ferramentas como medidores acústicos ou sensoriamento remoto acoplam novas contribuições. A aplicação dos diversos domínios do conhecimento na busca por soluções aos problemas envolvendo os sedimentos é o que mais motiva a realização deste evento.

Na busca por uma maior integração internacional, o XIII ENES será realizado em conjunto com o primeiro avento "I Partículas nas Américas - PiA (Particles in the Americas)" (https://www.sequoiasci.com/article/particles-americas-conference/), o qual deriva de um evento bem sucedido e que já fez sua 5a. edição na Europa, em Budapeste/Hungria em Outubro de 2016 (V Particles in Europe - PiE ) (https://www.sequoiasci.com/article/pie-2016-particles-in-europe/). O patrocínio inicial do PiA é pela Universidade do Norte, Barranquilla, Colômbia e pela Sequoia Scientific, Inc. em Seattle, Washington. Os Prof. Juan Camilo Restrepo (Universidade do Norte) e o Dr. Agrawal (Sequoia Scientific) são os presidente da conferência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter