Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
 

XI ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS

ISSN 2359-196X

 

DATA: 5, 6 e 7 de julho de 2017

LOCAL: Belo Horizonte - MG

 

HISTÓRICO DO EVENTO

 

A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) tem atuado nas áreas afeitas a águas urbanas por meio de diferentes iniciativas:

  • Publicações de livros técnicos;
  • Inserção do tema em seus eventos de abrangência nacional e regional;
  • Publicação de manifestos que buscam valorizar a questão, desenvolver conceitos, elaborar proposições de ação. (www.abrh.org.br).

A ABRH mantém a Comissão Técnica de Águas Urbanas (CTAU) há mais de 25 anos. A CTAU é encarregada de desenvolver e coordenar, na entidade, as atividades no âmbito das águas urbanas. Inicialmente criada no domínio de Hidrologia Urbana, avançou na conceituação mais ampla das questões e problemas afeitos às águas em meio urbano traduzindo-os em sua própria denominação “águas urbanas”.

 

Uma das principais atividades da CTAU tem sido a organização e promoção do Encontro Nacional de Águas Urbanas, com periodicidade bianual, encontrando-se, atualmente, em sua décima primeira edição. Esses eventos, em cada edição organizados em cidades distintas, têm se destacado pelo número de participantes, pela publicação de anais de trabalhos apresentados e pela edição de livros. Um exemplo é o livro que resultou do terceiro evento, de 1996, organizado em Curitiba, intitulado ”Drenagem Urbana: gerenciamento, simulação e controle”, tendo por editores os professores Benedito Braga, Carlos Tucci e Marcos Tozzi (ABRH, 1998). O quarto evento foi organizado simultaneamente ao XIII Simpósio Brasileiro da ABRH, em Belo Horizonte, em 1999, tendo contado com a participação de pesquisadores e técnicos brasileiros e acadêmicos estrangeiros de reputação internacional na área, como os Prof. Brian Ellis (Middelsex University – UK) e Bernard Chocat (INSA – Lyon, França). O quinto evento, organizado em Porto Alegre, em 2001, teve abrangência internacional, com participação de pesquisadores e técnicos do Mercosul, tendo recebido 55 artigos e contado com 173 participantes. O VI ENAU foi realizado em Belo Horizonte no período de 18 a 20 de maio de 2005. Foram submetidos 83 trabalhos, com aprovação para apresentação de 74, com representação de 17 estados da federação, demonstrando a sua grande abrangência e importância no cenário nacional. Dentre os cerca de 150 participantes, destaca-se a importante presença de estudantes de pós-graduação e de técnicos associados às instituições públicas responsáveis pela gestão das águas urbanas. O oitavo evento foi realizado simultaneamente com o VI Encontro Franco-Brasileiro em Hidrologia Urbana, no ano de 2008, na cidade do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de Jean Claude Deutsch do Eurydice, de Bernard de Gouvello, Cécile Blatrix e de José Frederic Deroubaix, ambos do CEREVE da École Nationale des Ponts et Chaussées, França.

 

Em 2011 a Comissão Técnica de Águas Urbanas organizou, a 12 ICUD (International Conference on Urban Drainage) em Porto Alegre, o evento contou com 384 participantes inscritos de 34 países, totalizando mais de 350 trabalhos publicados nos anais do evento.

 

Em 2012 foi realizado o IX ENAU em Belo Horizonte, na Escola de Engenharia da UFMG, contando com 153 participantes, incluindo pesquisadores, estudantes de graduação e pós graduação e gestores municipais, de diversas instituições de quinze Estados da Federação, além de três participantes franceses. Foram 104 trabalhos submetidos, 83 aprovados e 67 apresentados (sessão oral). Houveram 12 palestras, 3 mesas redondas com 7 palestras, um mini-curso e uma visita técnica. Em termos de atividades sociais, houve um coquetel de abertura e em jantar de encerramento. A coordenação geral foi responsabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais, a cargo do prof. Márcio Baptista e da prof. Priscilla Moura.

 

Em 2014 a Comissão Técnica de Águas Urbanas organizou o X ENAU, conjunto com a International Conference on Flood Management (ICFM6), no Maksud Plaza, em São Paulo. A coordenação da organização do evento foi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do IPH e ficou a cargo do prof. Cristiano Poleto. O evento contou com mais de 100 participantes, com 140 apresentações orais em sessões técnicas com apresentações de posters, 6 palestras, além de atividades de confraternização. Os melhores artigos foram selecionados e um livro intitulado “Águas Urbanas” foi editado.

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter