Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
 

XI ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS

ISSN 2359-196X

 

DATA: 5, 6 e 7 de julho de 2017

LOCAL: Belo Horizonte - MG

 

MENSAGEM DA COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Prezados colegas,

 

Iniciamos a organização do XI Encontro Nacional de Águas Urbanas com grande dinamismo! Pela quarta vez Belo Horizonte acolherá o ENAU. Esse evento nasceu dos “Encontros de Hidrologia Urbana”, organizados pela Comissão Técnica de Hidrologia Urbana da ABRH, já com longa história. Em 2003, embalados pela mudança nos rumos dos debates sobre o tema, essa Comissão se tornou Comissão Técnica de Águas Urbanas. O nome evoluiu, como evoluiu nossa percepção sobre o ambiente e sobre a necessidade de incorporar elementos que inicialmente não imaginávamos importantes para os debates sobre drenagem de águas pluviais.


Aliás, a própria terminologia “drenagem urbana de águas pluviais” se mostrou insuficiente para abordar a complexidade do tema, assim como o termo “hidrologia urbana” não é mais suficiente para representar a complexidade do ciclo hidrológico urbano, que além dos processos físicos envolve aspectos de qualidade com suas interações físicas, químicas e bióticas.


Recentemente incorporamos um novo elemento na terminologia da drenagem: “manejar as águas de chuva”. Atualmente temos que pensar nas águas urbanas não somente como um problema que temos que gerir, mas como recurso hídrico que deve ser protegido e preservado.

Nesse contexto de mudança de paradigmas e abordagens, convidamos todos os interessados no tema a vir debater conosco os avanços, as dificuldades e as inovações que se criaram em torno do tema Águas Urbanas.

O temário da edição de 2017 do ENAU foi ampliado, representando os avanços que temos tido nesse debate, mas também as dificuldades que temos que vencer. Incorpora questões técnicas, mas também os arranjos institucionais, legais e de gestão, as políticas públicas, entre tantas outras.

Temos certeza que nossas discussões em muito poderão contribuir para a compreensão da natureza dinâmica das áreas urbanas e de seus habitantes.

 

Nos vemos no XI ENAU!

Comissão Organizadora do XI Encontro Nacional de Águas Urbanas

 

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 Porto Alegre - RS

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter