Publicações
Clique para ampliar...
REGA - Revista de Gestão de Água da América Latina - ISSN 2359-1919
VOLUME. 9 - Nº. 1 - JAN/JUN - 2012
ARTIGO
Alteração na relação entre densidade habitacional x área impermeável: Porto Alegre,RS
Resumo:
A relação entre densidade populacional e área impermeável é utilizada para prognóstico da futura área impermeável de uma bacia hidrográfica com base na previsão da densidade de ocupação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. Estas relações foram determinadas nos Estados Unidos na década de 70 e no Brasil na década de 80 e 90. Nestes estudos admitiu-se que esta função se mantém ao longo do tempo. No entanto, esta relação pode mudar devido ao seguinte: (a) redução da fertilidade e alteração da densidade populacional; (b) aumento da impermeabilização em áreas já ocupadas; (c) melhoria tecnológica nas metodologias de determinação da área impermeável.
Campana e Tucci (1994) obtiveram uma relação deste tipo a partir de dados das cidades de Porto Alegre, São Paulo e Curitiba. Esta relação tem sido utilizada largamente no Brasil em Planos de Drenagem Neste artigo esta relação é revista utilizando dados demográficos atuais da cidade de Porto Alegre e uma imagem de satélite com alta resolução espacial.
Os dados censitários mostram forte redução de fertilidade nas últimas décadas e redução da densidade habitacional, refletindo na relação em estudo. A densidade habitacional para uma mesma área impermeável diminuiu. Estes resultados mostram que a relação entre densidade habitacional e área impermeável deve ser atualizada para considerar a evolução demográfica e de infraestrutura das cidades.  
Palavras-chave: Área permeável, densidade habitacional, classificação rígida.  

 

 

496 visualizações   200 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos