Publicações
Clique para ampliar...
REGA - Revista de Gestão de Água da América Latina - ISSN 2359-1919
VOLUME. 4 - Nº. 2 - JUL/DEZ - 2007
ARTIGO
Análise estrutural por meio da metodologia micmac aplicada à gestão dos recursos hídricos – o caso da região hidrográfica da uhe lajeado na bacia do rio tocantins, brasil
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar aplicação da metodologia de análise estrutural MICMAC (Matriz de impactos Cruzados – Multiplicação aplicada à Classificação) a um caso de estudo em gestão dos recursos hídricos na região hidrográfica da UHE Lajeado na bacia do rio Tocantins, Brasil.
Esse método possibilita promover processo de planejamento estratégico do aproveitamento de recursos hídricos, a partir da consideração de uma dada região ou bacia hidrográfica como um sistema, descrito por variáveis, que interage com outros sistemas e suas variáveis, avaliando-se como essas variáveis se comportam e interagem entre si.
Caracterizaram-se, para o caso em questão, onze variáveis, classificadas em motrizes, de ligação, independentes e dependentes, analisando o comportamento de cada uma delas no sistema hídrico em estudo. Conclui-se que o sistema em estudo sofre uma grande influência de outros sistemas, já que a maioria das variáveis motrizes são externas. Como a disponibilidade hídrica não é condicionante para essa região, a qualidade da água se apresentou como a variável que melhor pode descrever a condição do sistema hídrico, como era esperado.
Considera-se que o método proposto mostra-se pertinente para o processo de auxilio à decisão na gestão dos recursos hídricos, pois permite a representação adequada do sistema, evidenciando relações entre variáveis e questões, que poderiam não ser percebidas, caso se optasse por uma abordagem não estruturada de representação de sistemas. Deve-se considerar, no entanto, a subjetividade na seleção dos dados de entrada e na análise dos resultados, assim como a emissão de juízos de valor inerentes ao método.  
Palavras-chave: Análise estrutural, MICMAC. 

 

 

388 visualizações   154 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos