Publicações
Clique para ampliar...

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 18 - Nº. 1 - JAN/MAR - 2013
ARTIGO
Uso de Otimização e Modelagem de Qualidade de Água no Planejamento de Implantação de Sistemas de Tratamento de Esgotos Sanitários em Bacias Hidrográficas
Resumo:
Este trabalho discute a aplicação conjunta de técnicas de otimização e modelagem de qualidade de água para apoio à seleção de estações de tratamento de esgotos (ETE?s). Neste sentido, é apresentado um estudo teórico demonstrativo da metodologia. Para tornar os cenários mais reais, foram utilizados alguns dados do trecho superior da bacia do Rio Santa Maria da Vitória, ES. Os resultados indicam que a metodologia apresentada pode subsidiar tomadas de decisão referentes à seleção de ETE?s em uma bacia hidrográfica. Demonstram ainda que a adoção dos níveis mínimos de remoção de DBO definidos pela Resolução CONAMA n° 430/2011, quando desconsidera as capacidades de diluição e autodepuração dos corpos receptores, pode aumentar gastos com ETE's, sem contrapartida em ganhos quanto à manutenção de padrões definidos pela Resolução CONAMA n° 357/2005 para OD e DBO.  
Palavras-chave: Programação Não Linear. Modelagem de qualidade de água. Planejamento de sistemas de tratamento de esgotos.  

 

 

283 visualizações   132 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos