Publicações

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 8 - Nº. 4 - OUT/DEZ - 2003
ARTIGO
Modelagem da Poluição não Pontual na Bacia do Rio Cuiabá Baseada em Geoprocessamento
Resumo:
A modelagem hidrológica tem sido um dos instrumentos de análise disponíveis para auxiliar no gerenciamento de recursos hídricos. A
possibilidade de monitoramento da qualidade da água resultante da lixiviação dos poluentes advindos das atividades agrícolas, denominada poluição difusa, é a hipótese central deste trabalho, que busca identificar e quantificar alterações da qualidade da água na bacia do rio Cuiabá em função da cobertura e uso do solo. Essa bacia foi escolhida por estar localizada no estado de Mato Grosso, que possui uma vocação eminentemente agrícola, localizando-se a montante do complexo Pantanal, constituindo-se em uma importante área para condução de estudos ambientais no Brasil. A bacia do rio Cuiabá possui uma área de drenagem de aproximadamente 29.000 km2.
Nesse contexto, buscou-se desenvolver uma modelagem hidrológica distribuída de longo curso baseada em geoprocessamento através de
sistema de informações geográficas (SIG). Mais especificamente, avalia-se a distribuição espacial dos poluentes nitrogênio total e fósforo total na bacia a partir da integração de dados hidrometeorológicos, de qualidade da água, fisiográficos, de uso e ocupação do solo e imagens do sensor Landsat 7 - ETM+ em ambiente SIG. Os resultados obtidos pela modelagem, quando confrontados com séries históricas de qualidade de água da bacia do rio Cuiabá, apontaram a aceitabilidade da metodologia proposta como indicadora da variabilidade espacial da qualidade média de água.  
Palavras-chave: modelagem hidrológica; poluição não pontual ou difusa; geoprocessamento; sistema de informações geográficas (SIG); sensoriamento remoto; bacia hidrográfica do rio Cuiabá. 

 

 

298 visualizações   111 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos