Publicações
Clique para ampliar...

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 19 - Nº. 3 - JUL/SET - 2014
ARTIGO
Simulação de Modelagem Qualitativa para Avaliação Preliminar da Qualidade da Água na Bacia do Ribeirão das Perdizes em Campos do Jordão/SP, como Subsídio ao Enquadramento
Resumo:
A pesquisa teve por finalidade apresentar os princípios para a implantação de um futuro programa de enquadramento dos corpos hídricos na UGRHI-1 (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 1/SP) utilizando-se modelagem quali-quantitativa da água. A área de estudo limitou-se ao município de Campos do Jordão/SP, especificamente a bacia do Ribeirão das Perdizes. Para avaliação da qualidade aplicou-se modelagem matemática demonstrando uma metodologia que poderá subsidiar um futuro estudo de enquadramento para os rios da região. Na simulação de cenários de qualidade de água avaliou-se o comportamento dos parâmetros OD e DBO considerando-se as variações da vazão, carga,reduções em captações e diferentes níveis de eficiência no tratamento de esgotos. Nas simulações foi utilizado o modelo QUAL2E coma interface gráfica QUAL2R. As vazões Q7,10, Q95% e Qmutilizadas foram obtidas através do método da regionalização hidrológica do DAEE.As contribuições foram calculadas pelas outorgas e população da bacia. Verificou-se que dos 9 cenários propostos, somente o cenário 6, simulado no regime de vazão Qm com a existência de um sistema de tratamento capaz de remover 93% da DBO, o ribeirãose manteve somente 67.5% do tempo na classe 2. No cenário 8, onde se previu a redução de 50% na vazão captada em CA-04 associada a eficiência de 93% na remoção da DBO em regime de vazão referencial Q95%, o rio se manteve na classe 2. No cenário 9, para a vazão referencial Q95%, foi simulado qual seria a eficiência mínima requerida em um sistema de tratamento de esgotos para se manter o ribeirão na classe 2, obtendo-se o valor de 94.7%. 
Palavras-chave: Modelagem matemática da qualidade da água. Enquadramento de corpos d?água. Modelo QUAL2E. Gestão da qualidade e da água. 

 

 

566 visualizações   266 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos