Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 

Biênio 2002/2003

 

Presidente

OSCAR DE MORAES CORDEIRO NETTO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1978), mestrado/DEA em Técnicas e Gestão do Meio Ambiente pela École Nationale des Ponts et Chaussées da França (1989) e doutorado em Ciências e Técnicas Ambientais, também pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1995). É professor da Universidade de Brasília, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Foi diretor da Agência Nacional de Águas no período 2004-2008 e Presidente da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos no biênio 2002-2003. É membro do TEC/GWP (Technical Committee of the Global Water Partnership) Tem experiência nas áreas de Engenharia de Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: saneamento ambiental, gestão de recursos hídricos, planejamento no uso de recursos hídricos, processos de auxílio à decisão e avaliação de políticas públicas.

 

 

 


 

Vice-Presidente

RUI CARLOS VIEIRA DA SILVA

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1962) e Doutorado pela Université de Toulouse III, Paul Sabatier, em 1967. Atualmente é membro da diretoria da International Water Resources Association e Professor Titular de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Engenharia Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: Hidráulica Fluvial, Modelação hidrodinâmica e Compatibilização de usos da água.

 

 


 

Diretoria de Publicações

NILO DE OLIVEIRA NASCIMENTO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Hydrologie Opérationnelle et Appliquée- École Polytechnique Fédérale de Lausanne (1985), mestrado em Sciences et Techniques de lEnvironnement - École Nationale des Ponts et Chaussées (1991) e doutorado em Sciences et Techniques de lEnvironnement - École Nationale des Ponts et Chaussées (1995). Foi membro do IWA-IAHR Joint Committee on Urban Drainage, entre 2005 e 2011. É professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Diretor Adjunto de Relações Internacionais da UFMG entre 2012 e 2014. É, atualmente, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle de Enchentes e de Barragens, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia urbana, drenagem pluvial urbana, modelagem chuva-vazão, planejamento urbano e técnicas compensatórias em drenagem pluvial.
 

 

Diretoria de Eventos

FRANCISCO DE ASSIS DE SOUZA FILHO

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (2008-atual). Sendo desde 2011 coordenador do programa de pós graduação em recursos hídricos, saneamento e geotecnia (POS DEHA). É membro do Comitê de Assessoramento de Engenharia e Ciências Ambientais do CNPq, da Comitê Assessoramento da FUNCAP e serve como analista de projetos para diversas Fundações Estaduais de Apoio a Pesquisa. Coordena o Grupo de Pesquisa "Gerenciamento do Risco Climático para a Sustentabilidade Hídrica" da UFC. É Pesquisador Associado da Universidade de Columbia em Nova Iorque (2006-atual) sendo Diretor para o Brasil do Columbia Water Center (CWC). Serve como editor e revisor em diversas revistas nacionais e internacionais. Realizou palestras em plenário de diversos eventos nacionais como simpósios e congressos nacionais e regionais, no Senado Federal, Câmara dos Deputados, Agência Nacional de Água e Conselho Nacional de Recursos Hídricos, entre outros. Assim como, foi convidado para palestra em eventos internacionais em universidades, entre outros, na Columbia, Harvard e Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Desenvolve pesquisas na área de Recursos Hídricos, com ênfase nos seguintes temas: alocação de águas, economia e planejamento dos recursos hídricos, clima e recursos hídricos, operação de reservatórios e qualidade da água. Foi funcionário da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), 1994-2007, tendo participado da implantação da mesma como chefe do departamento de estudos e projetos. Foi Gerente de Planejamento Técnico da Secretária de Recursos Hídricos do Ceará responsável pela coordenação técnica dos projetos do Banco Mundial Prourb, Proagua e Progerirh(1999-2001). Foi Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), (2001-2006). Foi Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR),(1995-2003). Foi membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e presidiu a Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos durante a elaboração do Plano Nacional (2005-2006). Foi Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (2008-2009). Desenvolveu projetos como coordenador de projetos e redes com diferentes organizações nacionais e internacionais entre estas: CNPq, FINEP, ANA, CGEE, ONS, FUNCEME, Ministério da Integração e Banco Mundial e regionais COGERH (Ce), CAGECE(Ce), COMPESA (Pe), APAC(Pe).

 

 

 

 

Diretoria de Comissões Técnicas

YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS

Doutora em Hidrologia pela University of Newcastle Upon Tyne - UK (1994), Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1984) e Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1975). Professora - Associado IV, Dedicação Exclusiva da Universidade Federal da Bahia, locada na Escola Politécnica, no Departamento de Engenharia Ambiental; Professora do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento - MAASA e Professora do Doutorado Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente - CIEnAm . Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gestão de Recursos - GRH, com atuação principal nas seguintes linhas de pesquisa: Gestão Integrada dos Recursos Hídricos, Planejamento de Recursos Hídricos, Enquadramento de Corpos d?água, Hidrologia de Semiárido e Reuso de Água. Atualmente, coordena os seguintes projetos de pesquisa: ?Avaliação dos Impactos Hidrológicos da Implantação do Hidrograma Ambiental, do baixo trecho do rio São Francisco?, Subprojeto da rede de pesquisa ?Hidrograma Ecológico e Modelagem Quali-Quantitativa de Bacias ? HIDROECO? ? financiador: MCT/FINEP?CT-Hidro. -Tecnologias Sociais de Uso Eficiente de Água para Agricultura Familiar no Semiárido ?Financiador: FAPESB/Bahia. - Coordenadora do Curso de Especialização em Segurança de Barragens. Membro titular, representante de Ensino do Estado da Bahia no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

 

 

 


 

Diretoria de Representações Regionais

JOãO BATISTA DIAS DE PAIVA

Joao Batista Dias de Paiva, concluiu o Doutorado em Engenharia Hidraulica e de Saneamento pela Universidade de Sao Paulo em 1988. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Publicou 17 artigos em periodicos especializados e 119 trabalhos em anais de eventos. Possui 8 capitulos de livros e 3 livros publicados. Possui 2 softwares e outros 126 itens de producao tecnica. Participou de 46 eventos no Brasil e 4 no exterior. Orientou, 1 tese de doutorado, 14 dissertacões de mestrado, 6 monografias de especialização, alem de ter orientado 32 trabalhos de iniciacao cientifica nas areas de Engenharia Sanitaria, Engenharia Civil e Engenharia Agricola. Entre 1997 e 2009 coordenou 3 redes nacionais de pesquisa cooperativa e vários projetos de pesquisa. Foi Diretor de Representações Regionais da ABRH, Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento da UFSM , por dois mandados e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola e atualmente coordena o Programade Pós Graduação em Engenharia Civil da UFSM. Em seu curriculo lattes os termos mais frequentes na contextualizacao da producao cientifica, tecnologica e artistico-cultural sao: Producao de Sedimentos, Hidrologia, Sedimentos, Gestao de Recursos Hidricos, Hidrossedimentometria, Recursos Hidricos, Hidrograma Unitario, Hidrologia de Pequenas Bacias, Transporte de Sedimentos e Monitoramento Hidrologico.

 


 


Conselho Fiscal

 

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 - Porto Alegre - RS - Brasil

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter