Publicações
Clique para ampliar...
REGA - Revista de Gestão de Água da América Latina - ISSN 2359-1919
VOLUME. 1 - Nº. 1 - JAN/JUN - 2004
ARTIGO
Diretrizes estratégicas para ciência e tecnologia em recursos hídricos no brasil
Resumo:
Um dos principais componentes da gestão dos recursos hídricos são os investimentos em Ciência e Tecnologia. O desenvolvimento do conhecimento é a base do desenvolvimento sus- tentável e responsável. Recursos Hídricos. Esta é uma área com características interdisciplinares e interface com as diferentes áreas do conhecimento que procuram entender os processos naturais e antrópicos. A construção dos focos ou prioridades é um exercício que engloba ciência básica e aplicada interdisciplinares, o uso integrado dos recursos hídricos e o desenvolvimento sustentável.
Neste artigo são apresentadas as bases das diretrizes estratégicas utilizadas no Brasil em Ciên- cia e Tecnologia em Recursos Hídricos que vem apoiando o investimento do Fundo Setorial de Recursos Hídricos CTHidro tornado operacional setembro de 2001 e gerenciado pelo MCT Minis- tério de Ciência e Tecnologia do Brasil.
O fundamento principal das diretrizes estratégicas foi o de investir em pesquisa dentro uma visão orientada ao problema em contraposição ao tradicional investimento na demanda espontânea de pesquisadores que pulverizam os recursos em conteúdos que muitas vezes retratam mais os interesses da literatura internacional.
 
Palavras-chave: Estratégia, recursos hídricos, pesquisa. 

 

 

199 visualizações   109 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos