Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 
Clique para ampliar...

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 17 - Nº. 4 - OUT/DEZ - 2012
ARTIGO
Previsão de Longo Prazo da Umidade do Solo no Rio Uruguai
Resumo:
A previsão da umidade do solo é necessária para o planejamento agrícola e para o mercado de commodities agrícolas. Esta previsão é realizada em longo prazo (sazonal) com antecedência de alguns meses. Este tipo de estimativa apresenta um grau de incerteza que depende da previsão dos modelos climáticos. Neste estudo a previsão em longo prazo da umidade do solo foi desenvolvida a partir das previsões de precipitação do modelo CFS (Climate Forecast System) com o horizonte de até 6 meses para parte da bacia do rio Uruguai no Rio Grande do Sul. A umidade do solo foi estimada com base no módulo de balanço de água no solo do modelo hidrológico MGB-IPH. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia proposta
apresenta melhores resultados de previsão com relação aos métodos atualmente existentes, considerando a redução do erro padrão da estimativa com antecedências de 1 a 6 meses. Estes resultados permitem melhorar a estimativa da umidade do solo e da produtividade agrícola em sub-regiões da bacia do rio Uruguai no Rio Grande do Sul com as antecedências mencionadas.  
Palavras-chave: Umidade do sol. Previsão climática. Modelo hidrológico.  

 

 

Previsão de Longo Prazo da Umidade do Solo no Rio Uruguai
Abstract:
The long term forecast of Soil moisture was developed based on CFS precipitation models (Climate Forecast System) with a horizon of up to 6 months and estimated soil moisture based on the module of water balance in the soil of the hydrological model MGB-IPH. The results showed that the proposed methodology in this research pro vides the best prediction results compared to the currently applied methods, considering the reduction of the standard error of estimate in a horizon from 1 to 6 months. These results allow better estimation of soil moisture and agricultural productivity in sub-regions of the Uruguay river basin in Brazil.  
Keywords: soil moisture, climate forecast, hydrologic model.  

 

 

38 visualizações   26 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 - Porto Alegre - RS - Brasil

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter