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RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 17 - Nº. 3 - JUL/OUT - 2012
ARTIGO
Aprofundamento do Porto de Santos Uma Análise Crítica
Resumo:
Alguns especialistas defendem que o Porto de Santos deve se tornar porto concentrador do Atlântico Sul, por sua
hinterlândia abranger o coração industrial do Brasil, dentre outros fatores. Entretanto existe uma série de deficiências e
carências que o porto deve resolver antes de ser designado como tal. O aprofundamento para a navegação de navios de maior
calado é considerado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP o projeto de infra-estrutura prioritário para
o Porto de Santos. A fim de solucionar o entrave que é a limitada profundidade do canal do Porto de Santos, o Governo
Federal disponibilizou, através do Programa de Aceleração do Crescimento ? PAC, mais de R$200 milhões para ampliar a
profundidade que varia de 12 a 14 metros para 15m e a largura do canal de navegação de 150 para 220m. Cogita-se in-
clusive aprofundar o canal para 17m de profundidade em umafase posterior. É imprescindível dar a devida importância ao
assunto, pois essa empreitada acarretará diversos impactos no porto. Esse trabalho tem por objetivo avaliar um desses impac-
tos, que é a evolução da taxa de assoreamento no canal da barra em função do incremento na profundidade do gabarito
geométrico do Porto de Santos. Foi analisado o canal da barra por ser o trecho do canal cuja manutenção é mais problemáti-
ca, apesar de sua extensão representar apenas 40% do canal de acesso do porto, é o responsável por cerca de 60% do volume
total dragado atualmente no Porto de Santos. Os resultados obtidos permitem analisar a viabilidade do empreendimento com
dados mais sólidos.  
Palavras-chave: Porto de Santos; assoreamento no canal.  

 

 

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