Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 
Clique para ampliar...

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 17 - Nº. 2 - ABR/JUN - 2012
ARTIGO
Monitoramento do Fitoplâncton para a Qualidade da Água de Abastecimento Público ? Estudo de Caso de Mananciais do Rio Grande do Sul
Resumo:
A qualidade da água dos mananciais deve ser monitorada para utilização em abastecimento público. A Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde estabelece o padrão de potabilidade brasileiro que deve ser seguido pelas empresas e companhias de saneamento. Entre os parâmetros a serem avaliados está a densidade de cianobactérias. Estes organismos, bem como outros grupos fitoplanctônicos, podem gerar problemas para o tratamento da água, como odor, sabor e colmatação de filtros das estações de tratamento de água. Além disso, a ocorrência de florações de cianobactérias gera preocupação pela potencial produção de toxinas. Por isso, métodos de coleta e de análise confiáveis devem ser utilizados para sua avaliação. Neste trabalho foi realizado um monitoramento mensal, durante o ano de 2009, em seis mananciais de captação de água para consumo humano. Foram analisados parâmetros físico-químicos e a densidade fitoplanctônica. Os resultados mostraram a ocorrência de florações de cianobactérias potencialmente tóxicas em três locais avaliados. A partir desses dados, evidenciou-se a importância do monitoramento desses organismos nos mananciais utilizados para abastecimento público.  
Palavras-chave: fitoplâncton, cianobactérias, monitoramento, água para abastecimento público, método de Sedgwick-Rafter.  

 

 

109 visualizações   50 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 - Porto Alegre - RS - Brasil

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter