Publicações

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 6 - Nº. 3 - JUL/SET - 2001
ARTIGO
Identificação de Regiões Homogêneas na Análise Regional de Precipitações e de Vazões Máximas na Bacia do Rio São Francisco (Minas Gerais)
Resumo:
O método de regionalização TCEV é aplicado à bacia hidrográfica do rio São Francisco em Minas Gerais. Este é o caso de aplicação em uma bacia de grande superfície onde os dados de precipitação e de vazão máxima disponíveis não são distribuídos de maneira uniforme na área, mas são de boa qualidade. Há, desta forma, uma grande heterogeneidade quanto à informação hidrometeorológica disponível na região, tanto no espaço quanto no tempo. O modelo estatístico TCEV é baseado no produto de duas exponenciais, cada uma representando um processo de Poisson: o primeiro corresponde aos eventos mais frequentes e o outro aos eventos mais raros (os outliers). Na aplicação, duas regiões homogêneas são identificadas, dividindo a bacia hidrográfica em parte sul e parte norte, tanto para precipitações
diárias máximas anuais quanto para vazões máximas anuais. Estas regiões foram confirmadas por análise de amostragem e por comparação com a metodologia de regionalização por momentos-L. No caso de precipitações máximas, a definição de regiões homogêneas reflete as características fisiográficas e climatológicas da bacia hidrográfica. 
Palavras-chave: vazão máxima; região homogênea; precipitação. 

 

 

432 visualizações   69 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos