Publicações

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 6 - Nº. 3 - JUL/SET - 2001
ARTIGO
Calibração de Modelo Hidráulico de Rede de Distribuição de Água
Resumo:
Os modelos operacionais de rede urbana de distribuição de água são importantes para otimizar a operação do sistema tanto no aspecto de minimização de gastos com energia elétrica quanto de maximização de oferta de água com pressão adequada. No entanto, verifica-se a quase inexistência da prática de modelagem matemática dos sistemas de distribuição de água, de um lado pela falta de treinamento adequado dos técnicos de operação; de outro, pela dificuldade em se obter
um modelo devidamente calibrado que consiga reproduzir as condições hidráulicas de um determinado sistema de distribuição de água.
A dificuldade em se calibrar um modelo hidráulico de rede está nas incertezas envolvidas quanto às informações das demandas ou vazões de consumo atribuídas aos vários nós da rede de distribuição e também, aos valores de rugosidade e dos próprios diâmetros efetivos das tubulações que compõem os diversos trechos da rede.
Com o objetivo de propor uma técnica numérica para a calibração de um modelo operacional de rede de distribuição de água, é apresentado um modelo hidráulico acoplado a um modelo de otimização denominado modelo de calibração, que ajusta os valores das vazões nodais de demanda, os diâmetros e os coeficientes de rugosidade das
tubulações de forma a minimizar as diferenças entre valores de pressão e vazão observados com os simulados pelo modelo de calibração.
Testes realizados com uma rede exemplo demonstraram o excelente desempenho do modelo de calibração aqui proposto para determinar os parâmetros da rede sujeitos a incertezas.  
Palavras-chave: rede; hidráulica; modelo. 

 

 

162 visualizações   61 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos