Publicações
Clique para ampliar...

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 12 - Nº. 2 - ABR/JUN - 2007
ARTIGO
Hidrovia Tocantins - Araguaia: Importância e Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais, Segundo a Percepção dos Agentes Econômicos Locais
Resumo:
O estudo objetiva avaliar a percepção de indivíduos sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais da implantação da Hidrovia Tocantins-Araguaia, em municípios do Estado do Tocantins, lindeiros aos Rios Tocantins e Araguaia. Os resultados mostram que os entrevistados consideraram oportuna e estratégica a presença da Hidrovia em seus municípios, com expectativas econômicas e sociais favoráveis, a despeito de não conhecerem sua real dimensão, uma vez que ela ainda não foi fisicamente implantada. Contudo, antecipam impactos negativos relacionados ao meio ambiente, especialmente no que respeita à qualidade da água dos Rios. O tratamento estatístico dos dados foi por regressão do tipo stepwise. Observou-se que alguns impactos foram selecionados pela regressão ao nível de confiança adotado, evidenciando expectativas de ganhos econômicos e sociais e de perdas ambientais. Isso reforça a necessidade dos empreendedores em infra-estrutura pública de transporte, especialmente as que envolvam o uso de recursos hídricos, como a hidrovia, considerarem as expectativas dos usuários dos projetos, avaliando o empreendimento não apenas sob a ótica econômica e social, mas também ambiental. 
Palavras-chave: Hidrovia Tocantins-Araguaia; Impactos qualitativos de projetos de infra-estrutura de transporte; Recursos hídricos e transporte. 

 

 

371 visualizações   91 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos