Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 
Clique para ampliar...

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 19 - Nº. 3 - JUL/SET - 2014
ARTIGO
Avaliação do Risco à Saúde Humana Devido à Ingestão de Água Subterrânea Contaminada: Parte 2 - Simulação Estocástica do Transporte e Avaliação Probabilística do Risco
Resumo:
O objetivo do presente trabalho é apresentar a simulação estocástica do transporte de contaminantes e a avaliação probabilística do risco à saúde humana devido à ingestão de água subterrânea contaminada baseadas em um caso real de contaminação do solo e da água subterrânea. A abordagem estocástica utilizada consistiu em estabelecer diversas soluções para o problema de transporte de contaminantes a partir de soluções equiprováveis para o problema de fluxo, obtidas através da geração de campos aleatórios de condutividade hidráulica. Foram estabelecidas 200 soluções para o problema de transporte para uma área de estudo retangular de 2 km x 5 km, discretizada em 2500 células. A fonte de contaminação é representada por uma lagoa, utilizada como destinação final de efluentes industriais no passado. Em razão da característica da fonte de contaminação, foram analisados dois cenários: estação chuvosa e estação seca. A diferença básica entre os dois cenários é a retração da lagoa na estação seca, originando uma área de solo contaminado exposto. A abordagem adotada permitiu a definição de distribuições de freqüência de concentração de benzeno e de risco para a área em estudo. Os resultados obtidos mostraram uma probabilidade de excedência do limite de risco (um caso adicional de câncer em uma população exposta de um milhão de pessoas) de 4,9% para a estação chuvosa e de 17,4% para a estação seca para um receptor localizado a 50 m da lagoa em um horizonte de 30 anos. 
Palavras-chave: avaliação do risco à saúde humana, contaminação de água subterrânea, transporte de contaminante, simulação estocástica. 

 

 

133 visualizações   68 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 - Porto Alegre - RS - Brasil

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter