Publicações
Clique para ampliar...

RBRH
Revista Brasileira de Recursos Hídricos
Brazilian Journal of Water Resources

ISSN 2318-0331

VOLUME. 19 - Nº. 3 - JUL/SET - 2014
ARTIGO
Avaliação do Risco à Saúde Humana Devido à Ingestão de Água Subterrânea Contaminada: Parte 1- Simulação Estocástica do Fluxo em Meio Poroso Saturado
Resumo:
O objetivo do presente trabalho é apresentar a simulação estocástica do fluxo em meio poroso saturado baseado em um caso real de contaminação do solo e da água subterrânea, como etapa inicial para a simulação estocástica do transporte de contaminantes e para a avaliação probabilística do risco à saúde humana devido à ingestão de água subterrânea contaminada. A abordagem estocástica utilizada consistiu na geração de campos aleatórios de condutividade hidráulica para a área de estudo, procurando caracterizar a incerteza relacionada à variabilidade espacial da condutividade hidráulica. Foram estabelecidas 250 realizações de campos aleatórios para uma área de estudo retangular de 2 km x 5 km, discretizada em 2500 células. Os campos aleatórios de condutividade hidráulica foram gerados utilizando-se o método de Simulação Gaussiana Seqüencial (SGS), onde a estrutura espacial da condutividade hidráulica é determinada através do uso de geoestatística. A partir dos campos aleatórios gerados, foram realizadas 200 simulações de fluxo em meio poroso saturado para a geração de campos de níveis do lençol freático e de velocidades de Darcy para posterior utilização em simulações de transporte de contaminantes e definição de distribuições de frequência de risco. 
Palavras-chave: fluxo de água subterrânea, contaminação de água subterrânea, simulação probabilística, simulação gaussiana seqüencial. 

 

 

183 visualizações   118 downloads     Contabilizado a partir de 10/08/2014

 

ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos