Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 

Biênio 2010/2011

 

Presidente

INGRID ILLICH MULLER

Currículo:

  • Engenheiro civil pela UFPR, com Mestrado (M.Sc.) em Recursos Hídricos e doutorado (D.Sc) em Engenharia Florestal pela UFPR.
  • CEHPAR – Centro de Hidráulica e Hidrologia Prof. Parigot de Souza (desde 1986). Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento e serviços tecnológicos nas áreas de recursos hídricos, hidráulica, meio ambiente e geoprocessamento, com ênfase nos temas:

Gerenciamento de recursos hídricos

Modelagem física de estruturas, equipamentos e aproveitamentos hidrelétricos

Modelagem matemática em hidrologia, hidráulica e recursos hídricos

Planejamento ambiental de empreendimentos

Monitoramento de qualidade de água de reservatórios

Planos de ações emergenciais de usinas hidrelétricas

Transporte de sedimentos e assoreamento de rios e reservatórios

Monitoramento e controle de espécies exóticas invasoras

  • Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (2003-2015)
  • Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) (2011-2012).
  • Presidente do Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (2010-2012)

 

Vice-Presidente

LUIZ GABRIEL TODT DE AZEVEDO

Currículo:

  • Graduado em Engenheiro civil pela UFBA, com mestrado (M.Sc.) e  doutorado (Ph.D) em Engenharia (Hidrologia e Recursos Hídricos) pela Colorado State University, USA.
  • Líder especialista de Recursos Hídricos do Banco Mundial em Washington (1993-2007): liderou programas de recursos hídricos, meio ambiente, desenvolvimento rural e saneamento na América Latina, com ênfase no Brasil onde coordenou o trabalho do Banco em recursos hídricos, tendo sido responsável por diversos projetos estaduais além de vários projetos nacionais como o PROÁGUA Semi-Árido, Aquífero Guarani, dentre outros.  Liderou o programa do Banco Mundial para o Brasil nas áreas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.  Coordenou a implantação de programas como o PPG7 (Programa Piloto para Proteção das Floretas Tropicais) além dos Projetos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).  Ainda no Banco Mundial, trabalhou na África e na Europa e Ásia Central, como responsável por programas de recursos hídricos, meio ambiente e saneamento em países como Moçambique, Rússia, Hungria, Romênia e Bielorússia.  
  • Vice-Presidente do WWF Internacional para América Latina (2008): coordenou a formulação de diversos projetos e parcerias de conservação regional. 
  • Diretor de Sustentabilidade da Odebrecht Energia (2008)
  • Membro do Conselho Deliberativo do FUNBIO (Fundo Brasileiro de Biodiversidade).
  • Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH (2012-2013)

Contato: luizgabriel.diretoria@abrh.org.br


 

Diretoria de Publicações

MáRCIO BENEDITO BAPTISTA

 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), DEA em Técnica e Gestão do Meio Ambiente pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1987), doutorado em Recursos Hídricos pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1990) e pós-doutorado pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (2000). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais e Membro do Comitê da IAHR para a América Latina. Atua nas temáticas recursos hídricos, hidrologia, hidráulica, drenagem urbana e auxílio à decisão.

 

Contato: marcio.baptista@ehr.ufmg.br

 

 

 


 

Diretoria de Eventos

SYNARA APARECIDA OLENDZKI BROCH

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2008). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG), no Programa de Pós Graduação em Tecnologias Ambientais (PGTA), no Pós Graduação de Ensino de Ciências (PPEC) e Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Espaço Educadores Sustentáveis com atuação em Políticas Públicas, com ênfase em Planejamento e Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Planejamento e Gestão Ambiental, Recursos Hídricos Transfronteiriços, Educação Ambiental, Direito Ambiental. Representante das entidades de ensino e pesquisa e entidades científicas, por meio da Associação Brasileira de Recursos Hídricos em Câmaras Técnicas ( CTEM e CTGRHT) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e Representante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul. 

 

Contato: synara.broch@gmail.com

 


 

Diretoria de Comissões Técnicas

JUSSARA CABRAL CRUZ

Currículo:

  • Eng Civil pela UFRGS (1982), mestre em Engenharia Civil pela UFRJ (1987) e doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS (2001).
  • Professora associada da UFSM
  • Pesquisadora PQ/CNPq 
  • Avaliadora de cursos pelo INEP desde outubro de 2007. 
  •  Diretora Regional pelo RS (2005-2011), Diretora de Comissões Técnicas (2010-2011) e atualmente é Vice-Presidente (2012-2013) 
  • Editora da Revista Brasileira de Recursos Hídricos e revisora da Revista de Gestão de Água da América Latina. 
  • Instituidora da Fundação Mo’ã - Estudos e Pesquisas para a Proteção e Desenvolvimento Ambiental;  foi Presidente e
  • atualmente  é  VicePresidente .
  • Atua na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em planejamento integrado dos recursos hídricos. Principais linhas de pesquisa: Gestão de Recursos Hídricos com ênfase nos processos e métodos para implementação dos instrumentos de Gestão, Monitoramento Hidrológico, Modelagem Hidrológica, Disponibilidade Hídrica, fragilidades ambientais para Licenciamento Ambiental de obras  e Zoneamentos Ambientais.

Contato: jussara.diretoria@abrh.org.br


 

Diretoria de Representações Regionais

FRANCISCO JOSE COELHO TEIXEIRA

 Engenheiro Civil e Mestre em Recursos Hídricos, Empregado Público da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) desde 1994. Exerceu diversas funções importantes na esfera de Recursos Hídricos do Estado do Ceará como: Diretor Técnico na Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH); Diretor de Planejamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH); Coordenador dos Programas do Banco Mundial e Secretário Adjunto de Recursos Hídricos, ambos na SRH; foi Superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA) e Diretor Presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH).

No Ministério da Integração Nacional, foi Assessor Especial do Ministro, de 2005 a 2006, Secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, de fevereiro de 2012 a outubro de 2013, ascendendo ao cargo de Ministro de Estado da Integração Nacional em outubro de 2013, permanecendo na função até dezembro de 2014.

Atualmente é Secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará. Destacamos suas contribuições como responsável por obras de convivência com a seca e de controle de cheias, formulação e condução da Política Nacional de Irrigação, da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, da Política Nacional de Segurança Hídrica, da Política Nacional de Prevenção e Resposta aos Desastres Naturais, do Plano Nacional de Segurança Hídrica e das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

 

Contato: fjcteixeira@gmail.com

 


 


Conselho Fiscal

 

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 - Porto Alegre - RS - Brasil

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter