Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 

Biênio 2002/2003

 

Presidente

OSCAR DE MORAES CORDEIRO NETTO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1978), mestrado/DEA em Técnicas e Gestão do Meio Ambiente pela École Nationale des Ponts et Chaussées da França (1989) e doutorado em Ciências e Técnicas Ambientais, também pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1995). É professor da Universidade de Brasília, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Foi diretor da Agência Nacional de Águas no período 2004-2008 e Presidente da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos no biênio 2002-2003. É membro do TEC/GWP (Technical Committee of the Global Water Partnership) Tem experiência nas áreas de Engenharia de Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: saneamento ambiental, gestão de recursos hídricos, planejamento no uso de recursos hídricos, processos de auxílio à decisão e avaliação de políticas públicas.

Contato:   omcn@uol.com.br

 

 


 

Vice-Presidente

RUI CARLOS VIEIRA DA SILVA

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1962) e Doutorado pela Université de Toulouse III, Paul Sabatier, em 1967. Atualmente é membro da diretoria da International Water Resources Association e Professor Titular de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Engenharia Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: Hidráulica Fluvial, Modelação hidrodinâmica e Compatibilização de usos da água.

Contato: rui@coc.ufrj.br

 


 

Diretoria de Publicações

NILO DE OLIVEIRA NASCIMENTO


 

Diretoria de Eventos

FRANCISCO DE ASSIS DE SOUZA FILHO

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (2008-atual). Sendo desde 2011 coordenador do programa de pós graduação em recursos hídricos, saneamento e geotecnia (POS DEHA). É membro do Comitê de Assessoramento de Engenharia e Ciências Ambientais do CNPq, da Comitê Assessoramento da FUNCAP e serve como analista de projetos para diversas Fundações Estaduais de Apoio a Pesquisa. Coordena o Grupo de Pesquisa "Gerenciamento do Risco Climático para a Sustentabilidade Hídrica" da UFC. É Pesquisador Associado da Universidade de Columbia em Nova Iorque (2006-atual) sendo Diretor para o Brasil do Columbia Water Center (CWC). Serve como editor e revisor em diversas revistas nacionais e internacionais. Realizou palestras em plenário de diversos eventos nacionais como simpósios e congressos nacionais e regionais, no Senado Federal, Câmara dos Deputados, Agência Nacional de Água e Conselho Nacional de Recursos Hídricos, entre outros. Assim como, foi convidado para palestra em eventos internacionais em universidades, entre outros, na Columbia, Harvard e Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Desenvolve pesquisas na área de Recursos Hídricos, com ênfase nos seguintes temas: alocação de águas, economia e planejamento dos recursos hídricos, clima e recursos hídricos, operação de reservatórios e qualidade da água. Foi funcionário da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), 1994-2007, tendo participado da implantação da mesma como chefe do departamento de estudos e projetos. Foi Gerente de Planejamento Técnico da Secretária de Recursos Hídricos do Ceará responsável pela coordenação técnica dos projetos do Banco Mundial Prourb, Proagua e Progerirh(1999-2001). Foi Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), (2001-2006). Foi Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR),(1995-2003). Foi membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e presidiu a Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos durante a elaboração do Plano Nacional (2005-2006). Foi Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (2008-2009). Desenvolveu projetos como coordenador de projetos e redes com diferentes organizações nacionais e internacionais entre estas: CNPq, FINEP, ANA, CGEE, ONS, FUNCEME, Ministério da Integração e Banco Mundial e regionais COGERH (Ce), CAGECE(Ce), COMPESA (Pe), APAC(Pe).

 

Contato: assissouzafilho@gmail.com

 

 

Diretoria de Comissões Técnicas

YVONILDE DANTAS PINTO MEDEIROS

Doutora em Hidrologia pela University of Newcastle Upon Tyne - UK (1994), Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1984) e Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1975). Professora - Associado IV, Dedicação Exclusiva da Universidade Federal da Bahia, locada na Escola Politécnica, no Departamento de Engenharia Ambiental; Professora do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento - MAASA e Professora do Doutorado Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente - CIEnAm . Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gestão de Recursos - GRH, com atuação principal nas seguintes linhas de pesquisa: Gestão Integrada dos Recursos Hídricos, Planejamento de Recursos Hídricos, Enquadramento de Corpos d?água, Hidrologia de Semiárido e Reuso de Água. Atualmente, coordena os seguintes projetos de pesquisa: ?Avaliação dos Impactos Hidrológicos da Implantação do Hidrograma Ambiental, do baixo trecho do rio São Francisco?, Subprojeto da rede de pesquisa ?Hidrograma Ecológico e Modelagem Quali-Quantitativa de Bacias ? HIDROECO? ? financiador: MCT/FINEP?CT-Hidro. -Tecnologias Sociais de Uso Eficiente de Água para Agricultura Familiar no Semiárido ?Financiador: FAPESB/Bahia. - Coordenadora do Curso de Especialização em Segurança de Barragens. Membro titular, representante de Ensino do Estado da Bahia no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

 

Contato: yvonilde.medeiros@gmail.com

 


 

Diretoria de Representações Regionais

JOãO BATISTA DIAS DE PAIVA

Joao Batista Dias de Paiva, concluiu o Doutorado em Engenharia Hidraulica e de Saneamento pela Universidade de Sao Paulo em 1988. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria. Publicou 17 artigos em periodicos especializados e 119 trabalhos em anais de eventos. Possui 8 capitulos de livros e 3 livros publicados. Possui 2 softwares e outros 126 itens de producao tecnica. Participou de 46 eventos no Brasil e 4 no exterior. Orientou, 1 tese de doutorado, 14 dissertacões de mestrado, 6 monografias de especialização, alem de ter orientado 32 trabalhos de iniciacao cientifica nas areas de Engenharia Sanitaria, Engenharia Civil e Engenharia Agricola. Entre 1997 e 2009 coordenou 3 redes nacionais de pesquisa cooperativa e vários projetos de pesquisa. Foi Diretor de Representações Regionais da ABRH, Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento da UFSM , por dois mandados e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Agrícola e atualmente coordena o Programade Pós Graduação em Engenharia Civil da UFSM. Em seu curriculo lattes os termos mais frequentes na contextualizacao da producao cientifica, tecnologica e artistico-cultural sao: Producao de Sedimentos, Hidrologia, Sedimentos, Gestao de Recursos Hidricos, Hidrossedimentometria, Recursos Hidricos, Hidrograma Unitario, Hidrologia de Pequenas Bacias, Transporte de Sedimentos e Monitoramento Hidrologico.

Contato: paiva@ct.ufsm.br

 


 


Conselho Fiscal

 

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 - Porto Alegre - RS - Brasil

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter