Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 

Biênio 1996/1997

 

Presidente

MôNICA FERREIRA DO AMARAL PORTO

Possui graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Engenharia Civil [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Engenharia Civil [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1993) e livre-docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente exerce o cargo de Secretária Adjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. É Professora Titular da Universidade de São Paulo. Exerceu o cargo de Diretor Presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica - FCTH. Foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e diretora da International Water Resources Association. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com ênfase em Qualidade da Água, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, gestão integrada de recursos hídricos, gerenciamento de recursos hídricos, gestão de recursos hídricos e qualidade da água.

Contato: mporto1709@gmail.com


 

Vice-Presidente

JOSE NILSON BEZERRA CAMPOS

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará, onde ingressou como primeiro colocado no vestibular (1967), Mestre em Recursos Hídricos e Hidráulica pela Universidade Federal do Ceará (1982). PhD em gestão de recursos hídricos na Colorado State University (1987). Pós doutorada na NOAA (1991).

Foi professor Titular da UFC, Coordenador da Pós Graduação. Chefe do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental. Atualmente é professor colaborador da Pós Graduação em recursos hídricos da UFC.

Foi membro do Comitê Assessor do CNPq. Foi Coordenador Adjunto de Engenharias I da CAPES. É pesquisador IB do CNPq.

É membro da Comissão Brasileira para Programa Hidrológicos Internacionais.

 Experiência profissional e acadêmica (ensino, pesquisa e extensão) em hidrologia, gestão der recursos hídricos. 

Contato: jnbcamposl@gmail.com


 

Diretoria de Publicações

EVANDRO LEITE VASCONCELOS

 Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Concluiu o mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Foi Diretor de Energia da Light S.A. e, interina e cumulativamente, de Desenvolvimento de Negócios da Companhia, até 2014. Foi professor de física do Sistema Pitágoras de Ensino e professor de Hidrologia no curso de Engenharia Civil da PUCMinas. Trabalhou na Cemig de 1983 a 2010, ocupando a Gerência da Divisão de Hidrometeorologia. Operacional e o Departamento de Planejamento Energético. Foi superintendente de Coordenação de Geração e Transmissão, superintendente de Transmissão, superintendente de Geração e superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão. Foi diretor de Geração e diretor-presidente da Rosal Energia S.A., subsidiária integral da Cemig. Atualmente é membro do Conselho da Renova Energia S.A., da Light Esco Prestação de Serviços S.A. e do Cepel.


 

Diretoria de Eventos

JULIO THADEU SILVA KETTELHUT

 

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (1973)

MSc. (Engenharia Civil / Recursos Hídricos) pelo Massachussetts Institute of Technology – MIT - USA (1988) Extension Courses pela Havard University – USA (1986)

                            

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (SÍNTESE)

 

Exerceu diversos cargos públicos de direção, tanto no Ministério do Meio Ambiente como na Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), podendo ser citados , entre outros, no MMA: Diretor de Revitalização de Bacias Hídrográficas, Diretor de Programa de Projetos e Articulação, Coordenador da Coordenação Geral de Supervisão da Administração de Águas Federais, e Gerente de Projetos de Desenvolvimento e Apropriação de Conhecimento e Tecnologia de Recursos Hídricos; na CODEVASF o de Chefe da Divisão de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

 Participou da negociação e elaboração da Lei das Águas (9433/97) e da Lei da Agencia Nacional de Águas. Coordenou o grupo de trabalho encarregado de elaborar a proposta de Regulamentação da Lei das Águas, além de participar da criação de diversos comitês de bacias, como por exemplo os dos rios São Francisco, Paraíba do Sul, Piracicaba, Capivari e Jundiaí e Paranaíba, entre outros.

Foi, durante nove anos, presidente das Camaras Técnicas de Assuntos Legais (CTIL) e Institucionais e da de Análise de Projetos (CTAP), ambas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Em 2011, voltou a ser Presidente da CTIL e Conselheiro do CNRH, representando o MMA.

 Foi Coordenador Nacional do Programa Marco para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos da Bacia do Prata, assim como, Diretor e Coordenador Nacional do Projeto “Sistema Aquífero Guarani”.

Tem representado o Governo Brasileiro em diversos foruns internacionais que tratam de recursos hídricos. Recebeu a Ordem de Rio Branco no grau de Comendador.

Escreveu vários artigos técnicos sobre recursos hídricos apresentados em eventos e/ou publicados em periódicos nacionais e internacionais. 

 

Contato: julio.kettelhut@mma.gov.br


 

Diretoria de Representações Regionais

SINILDO HERMES NEIDERT


 


Conselho Fiscal

 

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 - Porto Alegre - RS - Brasil

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter