Associação Brasileira de Recursos Hídricos
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 

Seção Brasil do Conselho Mundial da Água discute eventos preparatórios para o Fórum Mundial da Água de 2018

13.12.2016

 Foto: Natália Sampaio / Banco de Imagens ANA

 

No dia 6 de dezembro, em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) sediou a 20ª Reunião Ordinária da Seção Brasil do Conselho Mundial da Água. Durante o encontro os participantes puderam discutir o engajamento dos membros da Seção Brasil em temas relevantes para o setor de recursos hídricos, como é o caso do Fórum Mundial da Água, marcado para acontecer em Brasília em 2018.

 

Durante a reunião, os governadores (diretores) brasileiros do Conselho Mundial da Água discutiram sobre a organização e o processo preparatório do Fórum Mundial da Água de 2018, além das demandas e expectativas em relação à participação da Seção Brasil no evento, que é o maior do mundo na área de recursos hídricos. Outro ponto da pauta foi a agenda do grupo para 2017 e aspectos financeiros, logísticos e operacionais do processo preparatório.

 

Os participantes também puderam dialogar sobre os processos preparatórios para o próximo Fórum Mundial da Água nos cinco aspectos que serão abordados durante o evento: temático, regional, político, cidadão e de sustentabilidade. Também foram discutidos aspectos da preparação dos eventos da série Rumo a Brasília 2018.

 

A Seção Brasil

 

A Seção Brasil do Conselho Mundial da Água congrega os membros brasileiros do Conselho Mundial da Água, dos membros internacionais convidados e das instituições brasileiras interessadas em se tornarem membros. O grupo reúne segmentos e instituições comprometidas com a preservação ambiental e a gestão adequada dos recursos hídricos. A Agência Nacional de Águas (ANA) faz parte da Seção Brasil e tem como governadores do Conselho Mundial o diretor da Área de Gestão, Paulo Varella, e o superintendente de Implementação de Programas e Projetos, Ricardo de Andrade.

 

A Seção Brasil busca tornar mais efetiva a atuação brasileira no Conselho Mundial da Água e fazer recomendações de políticas para enfrentamento dos desafios resultantes das mudanças globais, especialmente as mudanças climáticas. O grupo também se propõe a promover discussões que estimulem um diagnóstico da situação da política e da gestão dos recursos hídricos no Brasil e no mundo.

 

Fórum Mundial da Água 2018

 

Organizado pelo Conselho Mundial da Água e o país anfitrião, sob a coordenação do governo da cidade-sede, o Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos, com o objetivo de aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar discussões, trocar experiências para os atuais desafios e formular propostas concretas para o setor. As edições anteriores aconteceram em Marraquexe, Marrocos (1997); Haia, Holanda (2000); Quioto, Shiga e Osaka, Japão (2003); Cidade do México, México (2006); Istambul, Turquia (2009); Marselha, França (2012); e Daegu e Gyeongbuk, Coreia do Sul (2015).

 

Em 2018, o Fórum Mundial da Água terá como tema “Compartilhando Água”. O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A organização do 8º Fórum é realizada pelo governo federal, pelo Governo de Brasília e pelo WWC. A ANA é uma das instituições que tem atuado com instituições distritais – como a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) – desde a candidatura de Brasília como sede do evento, quando a capital concorreu com Copenhague, Dinamarca.

 

Texto: Raylton Alves - ASCOM/ANA

 

Para mais informações: www.ana.gov.br

 

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 - Porto Alegre - RS - Brasil

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter