ABRH
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 
 

INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRAÚLICAS DA UFRGS - IPH

 


Apresentação:

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas é atualmente o instituto das águas da UFRGS, realizando ensino, pesquisa e extensão em hidráulica, recursos hídricos e meio-ambiente.  Foi criado em 1953, inicialmente para atuar em pesquisa e consultoria na área de modelos reduzidos de obras hidráulicas fluviais e marítimas, além de apoiar os cursos de engenharia com seu laboratório de ensino de hidráulica. Com a implantação de um programa de pós-graduação em 1969 pela UNESCO, o IPH expandiu suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O IPH é referência em sua esfera de atuação no Brasil e América Latina, mas mantém relações internacionais com países de praticamente todos os continentes.

Toda atuação do IPH tem por foco a água, visando seu uso, preservação e aspectos correlatos com a conservação, recuperação e saneamento ambiental. Sendo matéria-prima polivalente e imprescindível, a água é elemento de importância estratégica na condução da vida das nações. Ela assume importância maior e crescente, e requer que haja não somente indivíduos, mas, sobretudo, instituições aptas a lidar com os problemas que a envolvem. Dentro deste espírito, estão todas as atividades do IPH.

 

http://www.iph.ufrgs.br/

 

Graduação:

O IPH tem sob sua responsabilidade dois cursos de graduação em engenharia : a Engenharia Ambiental, desde 2006, e a Engenharia Hídrica, com início em 2012. Estes cursos recebem anualmente, respectivamente 30 alunos e 25 alunos. Entretanto, no total, o IPH ministra aulas para 13 cursos de graduação (Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia Marinha, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Hídrica, Engenharia Metalúrgica, Geografia e Geologia) com cerca de 2.000 matrículas de alunos por ano. 

O IPH mantém também um Curso Técnico em Hidrologia, com 20 alunos selecionados anualmente, cujo papel relevante na formação de Técnicos em Hidrologia é reconhecido nacional e internacionalmente, sobretudo na América Latina.

 

Pós-Graduação:

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas mantém o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, tendo Mestrado, desde 1969, e Doutorado, desde 1989, com forte inserção e representatividade nacional e internacional.

Na Pós-Graduação são consideradas três grandes linhas de pesquisa que articulam água e meio-ambiente :

 

- Estudo e Modelagem dos Processos Hídricos;

- Uso e Controle dos Recursos Hídricos; e

- Avaliação, Proteção e Gestão dos Recursos Hídricos:

 

Áreas de Atuação:

  • Hidrologia superficial: Modelos hidrológicos, previsão e controle de enchentes e estiagens, hidrologia urbana, regionalização hidrológica, hidrometria, eco-hidrologia, hidrologia fluvial e lacustre, mudanças climáticas.
  • Hidrogeologia: Hidrogeologia de rochas fraturadas, estudo de aqüíferos costeiros e continentais, modelagem de fluxos e transporte subterrâneos; prevenção e mitigação da contaminação de aqüíferos, avaliação de risco ambiental.
  • Erosão e sedimentação: produção e transporte de sedimentos em bacias hidrográficas, transporte de sedimentos em rios e canais, assoreamento de reservatórios, correntes de densidade e sedimentação costeira.
  • Irrigação e drenagem: parâmetros físico-hídricos do solo, relação solo-água-planta, sistemas de irrigação e drenagem, modelos agro-hidrológicos, necessidade de água dos cultivos, previsão de produtividade sob estresse hídrico.
  • Saneamento ambiental: tratamento de água e esgotos domésticos, disposição de resíduos sólidos, tratamento de resíduos industriais, modelos de qualidade de água, ar e solo, estudos de impacto ambiental, índices de sustentabilidade; saneamento na aqüicultura e bioenergia, limnologia aplicada à preservação ambiental.
  • Sensoriamento remoto e geoprocessamento em recursos hídricos: classificação automática de imagens digitais de satélites, uso de imagens de satélites na área de recursos hídricos e meio-ambiente.
  • Mecânica dos fluidos e hidráulica: modelos físicos (em escala reduzida), modelos matemáticos de escoamentos 1D, 2D e 3D, fenômenos hidrodinâmicos e de transferência, modelagem de escoamentos turbulentos, simulação e caracterização de correntes de densidade, estudo de estruturas e máquinas hidráulicas. Instrumentação.
  • Planejamento e gestão de recursos hídricos: sistemas de apoio à decisão em recursos hídricos, dimensionamento e expansão ótima da capacidade de sistemas de recursos hídricos, operação ótima de sistemas de recursos hídricos, instrumentos de gestão, simulações de outorga e cobrança pelo uso de água, gestão com avaliação ambiental integrada de bacias hidrográficas, técnicas de redes neurais, lógica fuzzy e análise multivariada no planejamento integrado de recursos hídricos. Valoração ambiental.

Pesquisa & Desenvolvimento e Laboratórios: O IPH conduz mais de 80 projetos anuais de Pesquisa, Pesquisa & Desenvolvimento e de Extensão, com parceria de entidades públicas e privadas, com forte inserção científica e social. As pesquisas resultam da capacidade criativa e iniciativa dos professores, que enriquece o ensino, equipa laboratórios e capacita alunos. O IPH abriga vários grupos de pesquisa, articulados às linhas de pesquisa do seu programa de pós-graduação e agendas científicas de seus núcleos e laboratórios.

 

Laboratórios:

 

Lab. de Eco-Tecnologia e Limnologia

Lab. de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento

Lab. de Engenharia de Água e Solo

Lab. de Ensino de Hidráulica

Lab. de Hidrometria

Lab. de Instrumentação e Canal de Velocidade

Lab. de Obras Hidráulicas

Lab. de Processos Erosivos e Deposicionais

Lab. de Sedimentos

Lab. de Tecnologias Ambientais

Lab. do Centro de Águas Urbanas

Lab. do Núcleo de Estudos em Correntes de Densidade

Lab. do Núcleo de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

 

Núcleos Principais de Pesquisa:

 

Centro de Águas Urbanas

Clima e Recursos Hídricos

Correntes de Densidade na Pesquisa de Petróleo

Erosão e Sedimentação em Bacias Hidrográficas

Obras Hidráulicas

Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

Projeto de Previsão na Amazônia

Sistema Hidrológico do Banhado do Taim

Tecnologias Avançadas em Saneamento Ambiental

 

 

Contato:

 

Instituto de Pesquisas Hidráulicas

UFRGS Campus do Vale – Setor 5

Caixa Postal 15029

Porto Alegre

Rio Grande do Sul

91.501-970

Brasil

 

+55 (51) 3308-6567

+55 (51) 3308-6686

 

 

 

 

 

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 - Porto Alegre - RS - Brasil

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter