ABRH
 
Facebook
Linkedin
Twitter
SISTEMA DE REVISÃO: SUBMETA SEU ARTIGO
   
Login / Cadastre-se
 
 

Ambientes Costeiros

ATIVIDADES

Realização do IV CONGRESSO sobre PLANEAMENTO E GESTÃO das ZONAS COSTEIRAS dos PAÍSES de EXPRESSÃO PORTUGUESA, organizado como nos demais eventos, com parceirias entre a ABRH e APRH. Evento em Funchal na Ilha da Madeira, tendo como temática principal: A ESPECIFICIDADE DOS TERRITÓRIOS INSULARES.

 

♦ Elaboração de um Glossário de Termos Técnicos na área de Ambientes Costeiros também realizado em parceira com pesquisadores portugueses. A Coordenadora da CT propõe que esse Glossário seja lançado oficialmente no IV Congresso, onde seria apresentado uma home page do projeto, vinculado aos sítios eletrônicos da ABRH e APRH. Nesse sentido, foi feito contato com o Museu da Lingua Portuguesa em São Paulo, que manifestou interesse sobre o Glossário, sendo possível algum tipo de parceria para a edição.

 

♦ Ainda quanto aos eventos de Zonas Costeiras, a proposta do grupo de trabalho, desde a gestão do Prof. Almir Cirilo, é de que o mesmo se realize a cada dois anos em continentes diferentes. Assim, caso seja viável, espera-se que o V Congresso seja realizado no Brasil. A proposta e o Convite formal, caso esteja dentro das possibilidades da ABRH, deverá ser apresenta oficialmente em Funchal, com a previsão de realização do evento em outrubro de 2009.

 

♦ Vale lembrar aqui que, dado a temática, o Congresso deve ocorrer em algum dos estados costeiros brasileiros, sendo importante destacar que os estados do Nordeste são os mais indicados, pelo custo mais barato e proximidade com o continente europeu.

 

Finalmente, a CT - AMBIENTES COSTEIROS apresentou duas propostas para o Simpósio Nacional deste ano:

(i) a realiação de uma Mesa Redonda abordando o Tema da Gestão Integrada de Recursos Hídricos e Zonas Costeiras, como assunto atual, ainda em estágio recente com a criação da Câmata Técnica de Integração junto ao CNRH; e,

(ii) Palestra coma Profa. Enise Valentine, sobre o uso de obras de proteção costeira, como elemento de valorização do ambiente, agregando a elas o valor da surfabilidade. O projeto de uma estrutura desse tipo destinada à praia de Ipanema (Rio de Janeiro) está sendo desenolvido pela Profa. e foi premiado pelo Programa Rio-Inovação, fomentado pela FAPERJ - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Considerando o cenário de mudanças climáticas globais e a conseqüente elevação do nível médio relativo do mar, esse projeto tem sido alvo de interesse de empresas ligadas a obras de proteção costeira, existindo inclusive a possibiidade do financiamento da construção de um protótipo, sob contrato de risco. Isso significa que o primeiro fundo artificial para surfe do Brasil (ou "surfódromo" - como chamamos aqui no Rio) poderá estar funcionando ainda em 2007.

 

 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE RECURSOS HÍDRICOS

Onde Estamos
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Caixa Postal 15029 - CEP 91501-970 - Porto Alegre - RS - Brasil

Nossos Contatos
Fone: (51) 3493 2233 / 3308 6652 - Fax: (51) 3493 2233 - E-mail: abrh@abrh.org.br

ABRH NA REDE
Facebook     Linkedin     Twitter